Terapia de casal presencial ou online individualizada

Terapia de casal presencial ou online, em conjunto ou separadamente?

Terapia de casal presencial ou online, porque, quando surgem conflitos no relacionamento, é natural que o casal procure ajuda. Para perceber o que está a acontecer. E para reencontrar a harmonia. A terapia de casal é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa nesse processo.

Mas será que sabe que é mais eficaz que cada parceiro seja atendido individualmente? Sim, em vez de participar apenas em sessões em conjunto. Pode parecer contraditório… Porque, afinal, o objetivo é resolver os problemas entre o casal. Mas trabalhar-se individualmente tem vantagens muito importantes.

Feridas emocionais do passado por detrás

Por trás das discussões e dificuldades do dia a dia, muitas vezes escondem-se feridas emocionais. A que podemos chamar mesmo de traumas. Cada um carrega esses traumas desde muito antes do relacionamento atual. Sessões conjuntas geram dinâmicas de acusação e de defensividade. Falta a profundidade emocional. E isso dificulta a resolução real dos problemas.

Evitar sessões conjuntas no início da terapia de casal

Quando os casais chegam ao consultório, trazem as suas queixas. São problemas de comunicação, é a falta de conexão, os conflitos recorrentes, entre outros. No entanto, esses problemas são apenas sintomas de questões mais profundas. Essas questões precisam ser trabalhadas individualmente.

Muitas pessoas carregam experiências que deixaram marcas emocionais profundas. Foram as relações familiares difíceis, o abandono, traições e rejeições. A relação com o pai, com a mãe. E essas experiências do passado moldam a forma como se vê o mundo. Moldam a forma de como nos relacionamos com os outros.

Por exemplo: uma pessoa que viveu uma infância marcada por pais distantes na vida adulta tem dificuldade em confiar. Ou tem problemas no expressar das suas emoções. Isto é interpretado pelo parceiro como frieza, como desinteresse. Numa sessão conjunta, este tipo de dificuldades não é abordado com profundidade. Há o receio do julgamento.

Terapia de casal presencial ou online, um espaço para falar abertamente

Nas sessões individuais de terapia de casal, cada parceiro tem a liberdade de expressar as suas dores e frustrações. Podem fazê-lo sem medo de ser interrompido, julgado ou mal compreendido pelo outro. Isto cria um ambiente seguro para se investigar a raiz dos problemas pessoais e, consequentemente, também do relacionamento.

As sessões conjuntas transformam-se frequentemente num palco de acusações. Não raro, os casais acabam por usar usar o espaço para reforçar ressentimentos. Isto dificulta o progresso real na terapia. Uma terapia de casal presencial ou online, se trabalhada individualmente, evita esses ciclos. Traz o foco para autoconhecimento. De facto, assim, cada um tem a oportunidade de se conhecer melhor. Cada um pode entender melhor as suas emoções. Cada um pode identificar os seus padrões de comportamento que estão a prejudicar a relação.

Processo de autodescoberta

A terapia de casal individualizada fortalece não apenas o indivíduo, mas também o casal como um todo. E como funciona na prática? O processo pode iniciar-se com um encontro conjunto. Nesta primeira sessão o terapeuta ouve as queixas principais do casal. Entende o contexto geral do relacionamento. A partir daí seguem-se sessões individuais com cada parceiro. Mas o olhar imparcial e acolhedor em relação a ambos continua.

O mesmo terapeuta acompanha as duas partes. Isto permite melhor compreender a história de cada um dos membros do casal. Permite melhor compreender as perceções individualizadas. E, desta forma, identificam-se os padrões de comportamento e traumas individuais que influenciam o relacionamento. A terapia individualizada dá ao terapeuta uma visão mais ampla e profunda. E isso possibilita intervenções mais assertivas quando o casal eventualmente volta às sessões conjuntas sempre que necessário.

Curar o passado para construir um futuro

Muitas vezes, procuramos no nosso parceiro ou na nossa parceira algo que não resolvemos em nós mesmos. Seja a necessidade de validação, de segurança ou de carinho. É comum, de facto, projetarmos no outro a esperança de preencher as nossa lacunas. Lacunas que foram criadas em experiências adversas anteriores. Por isso, cuidar das feridas individuais é um passo fundamental. Um passo necessário para um relacionamento mais saudável e equilibrado.

Sessões conjuntas podem não oferecer o espaço adequado para essa cura. A terapia de casal individualizada permite que cada um olhe para si com mais profundidade e compreensão.

A terapia de casal presencial ou online é para todos e para todas

É já um chavão, um lugar comum: procurar ajuda não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é um ato de coragem! E que implica responsabilidade! Consigo, com o seu parceiro ou parceira, com o relacionamento que o casal deseja construir.

Está a enfrentar desafios muito difíceis no seu relacionamento? Trabalhar a sua história separadamente pode ser a chave para um futuro mais feliz e conectado a dois! Considere, pois, a terapia de casal presencial ou online com sessões individualizadas.

Marcar consulta