Casal terapia – Antes de mais saiba
Um psicólogo, um psicoterapeuta, um terapeuta EMDR, ou um hipnoterapeuta, por exemplo, pode atender o casal em conjunto. Mas pode, igualmente, atender cada membro do casal separadamente. Esta abordagem de terapia de casal com atendimento individualizado tem vários benefícios. Vejamos, por exemplo, uma melhor Compreensão Individual.
De facto, um casal que opte, por exemplo, pela terapia EMDR no formato individualizado tem grandes vantagens. Neste tipo de atendimento, cada parceiro tem a oportunidade de explorar as suas questões mais pessoais. Pode tratar os seus traumas. Consegue compreender melhor os seus padrões de comportamento, incluindo os pensamentos e as emoções de forma individual. Isso proporciona um espaço mais seguro para reflexão e autoconhecimento.
Casal Terapia Benefícios
O casal que opta pela terapia de forma individualizado vai conseguir que cada parceiro se sinta mais ouvido e compreendido, sem pressões ou interferências do outro. E o mesmo psicólogo, devidamente credenciado pela OPP, poderá o mesmo para ambos os membros. Sim, é possível ser o mesmo psicólogo a atender ambos os membros do casal. E tem vantagens.
Antes de mais, há uma coerência acrescida, ou seja, o mesmo terapeuta tem uma visão mais completa do relacionamento. Isto porque conhece ambos os parceiros. E há uma melhor comunicação, porque isso facilita a troca de informação entre os parceiros. De facto, o psicoterapeuta, seja um terapeuta EMDR, seja um hipnoterapeuta, seja um terapeuta TCC, consegue, assim, melhor mediar e ajudar a resolver os conflitos existente. E mais: evita-se a necessidade de se encontrarem dois terapeutas diferentes.
Casal Terapia, a Neutralidade e o Sigilo
Quanto à neutralidade, um terapeuta experiente consegue permanecer neutro e imparcial. Quanto ao sigilo, a mesma coisa: um psicólogo credenciado e experimentado consegue manter o sigilo relativamente aos dois parceiros sempre que necessário.
Portanto, em última análise, a escolha depende das necessidades e preferências do casal. Alguns casais preferem terapia conjunta, mas há cada vez mais aqueles que optam por sessões individuais.
O histórico de vida e as experiências individuais
Sim, o passado de cada membro do casal pode ter um impacto significativo nos problemas conjugais. De facto, o background de um casal influencia muito o seu relacionamento atual. Vejamos os traumas de infância. Se ambos os parceiros tiveram experiências traumáticas durante a sua meninice, isso pode afetar a sua capacidade de se relacionarem de maneira saudável.
De facto, os traumas não resolvidos levam a dificuldades de comunicação. E também a inseguranças e a padrões de comportamento disfuncionais.
Os estilos de apego e de vinculação
Sim, também são cruciais. Na verdade, o estilo de apego desenvolvido na infância (por exemplo, ansioso ou evitativo) afeta, seguramente, a forma como os parceiros se relacionam. Por exemplo, um parceiro ansioso pode ser mais carente, enquanto um parceiro evitativo pode ter dificuldade em expressar emoções.
Mas também temos as crenças e os valores. Realmente, as diferenças nas crenças religiosas, os valores culturais, e também as expectativas familiares, levam, muitas vezes, a conflitos. E muitas crenças são, de facto, erróneas, são disfuncionais. Ora, tudo pode, então ser tratado em sessões individuais de terapia com o mesmo psicólogo, seja de orientação mais EMDR ou de hipnoterapia, por exemplo.
Casal Terapia – Comunicação e competências para a resolução de conflitos
Muitas vezes, a maneira como cada parceiro aprendeu comunicar e a resolver conflitos foi moldada por experiências passadas. Alguns podem ter aprendido padrões saudáveis. Mas outros podem ter dificuldade em expressar as suas necessidades sem recorrer a comportamentos prejudiciais. Aqui, mais uma vez, o EMDR de forma individualizada é fundamental.
Depois há as expectativas, há os papéis. Ou seja, as expectativas sobre papéis de género, as responsabilidades domésticas, a educação conjunta dos filhos também podem ser influenciadas pelo background de cada parceiro. E os conflitos surgem quando as expectativas não estão devidamente alinhadas ou balanceadas.
Casal Terapia, cada membro em terapia individual
Portanto, fazer terapia de casal, com cada membro a fazer terapia individual, mesmo com um único psicólogo, é possível. E muito benéfico, de facto, para explorar os aspetos individuais de uma relação. Pode, pois, ajudar a entenderem-se melhor os desafios enfrentados pelo casal. E, consequentemente, a encontrarem-se as melhores maneiras de os superar.