Consultas Terapia Casal

Em que consistem as consultas terapia casal

Consultas terapia casal, antes de mais, acontecem num contexto psicoterapêutico em que estão presentes um psicólogo especializado na matéria. É uma forma de terapia que ajuda casais a resolverem problemas no seu relacionamento.

Pode, com efeito, ajudar os casais a melhorar a sua comunicação e a resolverem os seus conflitos. Mas também situações ansiedade ou depressão de cada um dos elementos.

As primeiras Consultas Terapia Casal

Normalmente, a primeira sessão é para se conhecer o terapeuta e discutirem-se os problemas enfrentados no relacionamento.

De facto o psicólogo pode fazer perguntas sobre a história do relacionamento, sobre os problemas atuais e também sobre os objetivos da terapia. Para tal, logo desde o início, o terapeuta usa técnicas de escuta ativa, de expressão de emoções e necessidades.

Mas os terapeutas podem também fornecer logo cenários ou situações hipotéticas para que o casal trabalhe em conjuntono sentido de praticarem competênciasde de resolução de conflitos e encontrarem soluções em conjunto.

Identificação de padrões de relacionamento

Desde o início, o terapeuta ajuda a identificar padrões de comportamento negativos ou ciclos de conflito que possam estar a contribuir para os problemas no relacionamento. E também, naturalmente, auxilia na resolução de conflitos e traumas, ajudando o casal a encontrar soluções construtivas e saudáveis para lidar com questões específicas.

As Consultas Terapia Casal visam o Fortalecimento

De facto, para além de resolver problemas imediatos, a terapia de casal foca-se em fortalecer a conexão emocional e a intimidade entre os parceiros. E, por exemplo, para tal, o terapeuta pode sugerir tarefas ou exercícios para serem feitos em casa entre as sessões, visando praticar habilidades aprendidas na terapia.

Muitas vezes, os casais não têm momentos específicos para atividades partilhadas. Ora, um terapeuta pode sugerir que os casais comecem a planear, por exemplo, refeições sem distrações eletrónicas, passeios ou, simplesmente, conversas sobre o dia a dia.

Número de sessões da Terapia de Casal

Quanto a esta matéria, o número de sessões pode variar dependendo da complexidade dos problemas e da disposição do casal em participar ativamente do processo terapêutico. Com efeito, é fundamental que ambos os parceiros estejam dispostos a participar honesta e ativamente na terapia para que esta seja eficaz. Só assim, será uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o relacionamento.

Os parceiros podem, assim, ao longo das várias sessões, ser incentivados a expressar gratidão e apreciação um pelo outro. com técnicas de mindfulness. Mas também o poderão fazer através de notas, mensagens de texto ou verbalmente, destacando as qualidades ou ações que são valorizadas no relacionamento.

Quem beneficia de Consultas Terapia Casal

A terapia de casal é benéfica para casais que estão a passar por problemas no seu relacionamento. Os psicólogos, devidamente credenciados pela OPP, pode, sem dúvida, ajudar os casais a melhorar a comunicação, resolver conflitos e a fortalecerem o relacionamento.

Mas também é uma prevenção - de facto além de resolver problemas existentes, a terapia de casal também pode ser preventiva. Ajuda, com efeito, os casais com ferramentas para lidarem com futuros desafios de maneira mais eficaz.

Os psicólogos, realmente, com as suas técnicas e treinamento específico, fornecem orientação e estratégias adaptadas à dinâmica de cada casal. E vai ser isso que promove um ambiente de apoio mútuo e crescimento pessoal dentro do relacionamento.

Como encontrar consultas terapia casal em Lisboa

Existem muitos psicólogos que oferecem consultas de terapia de casal em Lisboa. Há sites que oferecem listas de psicólogos especializados. Mas você pode encontrar aqui mesmo no nosso site.

Pode, de facto, encontrar mais informações sobre os nossos psicólogos e agendar uma consulta através do nosso site. Pode usufruir de consultas de terapia de casal online com psicólogos experientes e membros da Ordem dos Psicólogos Portugueses. As consultas podem ser realizadas via Skype, WhatsApp, Zoom ou outras plataformas.

Mas você pode ter mesmo Consultas Terapia Casal presencialmente no centro de Lisboa.

O preço das Consultas Terapia Casal

Os valores variam, tal como os preços em todas as formas de terapia,mas no nosso site oferecemos consultas de terapia de casal tanto na modalidade online como presencial por 55€. E você pode escolher o seu terapeuta de casal. Sim, de facto, ao escolher um terapeuta de casal, é importante encontrar alguém que seja devidamente formado e experiente em terapia de casal. E você também deve procurar alguém com quem você se sinta confortável e confiante.

Quanto tempo dura a terapia de casal?

A duração da terapia de casal pode variar dependendo das necessidades do casal. Algumas terapias podem durar apenas algumas sessões, enquanto outras podem durar alguns meses. Antes de começar é importante que você e o seu parceiro ou parceira estejam dispostos a trabalhar juntos para resolver os vossos problemas. Você também deve estar disposto a ser aberto e honesto durante as sessões de terapia.

A eficácia da terapia de casal

Realmente, uma terapia de casal pode ser eficaz para ajudar os casais a melhorarem a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o relacionamento. No entanto, a eficácia da terapia de casal pode variar dependendo das necessidades do casal e da experiência do terapeuta.

DEpende também do empenhamento. Por exemplo, para levar a cabo exercícios que envolvam práticas de escuta ativa. Por exemplo, um parceiro fala enquanto o outro apenas escuta sem interromper. Depois, invertem os papéis.

Para promover a empatia e a compreensão mútua

De facto os exercício podem ser diversos nesse sentido. Por exemplo: o terapeuta pode sugerir a manutençaõ de um diário individual ou partilhado onde cada parceiro possa registrar os seus sentimentos, pensamentos e percepções sobre o relacionamento. Isto pode, realmente, ajudar a expressar emoções de forma mais clara e entender melhor a perspectiva do outro.

Numa terapia de casal também se desenvolve intimidade. Com efeito, os exercícios podem ser diversos, a envolverem técnicas e estratégias que promovam a conexão emocional e física. Os exemplo são diversos: técnicas de massagem, olhar nos olhos durante um período de tempo determinado ou partilhar memórias positivas juntos.

Muito importante: o comprometimento mútuo

Sem dúvida: que ambos os parceiros se comprometam a participar ativamente para colher os benefícios da terapia de casal. Realmente, a terapia de casal é mais eficaz quando ambos os parceiros estão comprometidos em participar ativamente, em comunicar abertamente,  em estarem dispostos a fazer ajustes. Só assim, acontecerão as mudanças necessárias para se fortalecer o relacionamento.