Consulta Psicologia ADSE

Consulta Psicologia ADSE Alterações ao Regime Livre

Consulta de Psicologia ADSE na Psicovias a 29 euros por sessão. Será este o valor efetivo que pagará por cada consulta, ou sessão de psicoterapia, depois do reembolso a que tem direito, mediante entrega do nosso recibo.

E note que já não precisa do aval prévio de um médico. De facto, ao fim de alguns anos de reivindicação da Ordem do Psicólogos Portugueses (OPP), terminou a necessidade de Prescrição Médica para o respetivo reembolso, o qual atualmente se situa em 16 euros.

Com efeito, desde 1 de maio de 2024, entrou em vigor a nova tabela de regime livre da entidade “Assistência na Doença aos Servidores do Estado” em Portugal. Esta atualização operacionaliza o acordo estabelecido há anos com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. E traz, sem dúvida, uma grande mudança para os beneficiários da ADSE na área da Psicologia e da Psicoterapia.

Marcar consulta agora

De facto, a partir da referida data, a ADSE passou a comparticipar consultas de  Psicologia Clínica. E a questão põe-se de saber o que é que isto engloba. Realmente, a psicologia clínica é uma área da psicologia que se dedica ao diagnóstico, tratamento, prevenção de distúrbios mentais e emocionais. Mas também é benéfica para quem, naturalmente, pretende mais autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Os psicólogos clínicos e da saúde utilizam diversas abordagens terapêuticas

Na verdade, sejam quais forem as abordagens seguidas, os psicólogos ajudam os seus  pacientes a superarem determinados desafios psicológicos. E estes, assim, conseguem melhorar o seu bem-estar. Ora, estas abordagens incluem terapias diversas: cognitivo-comportamentais (TCC), também o EMDR ou a hipnoterapia.

A Psicovias preza, em especial, o EMDR. É um modelo psicoterapêutico que visa reprocessar memórias difíceis, ou mesmo traumáticas, que estão a causar bloqueios emocionais. E estes bloqueios originam sintomatologias diversas no presente das pessoas. A terapia EMDR integra várias teorias psicológicas e utiliza procedimentos padronizados, incluindo a estimulação bilateral.

Marcar consulta agora

De facto, nesta abordagem são usados movimentos oculares, mas também o tapping tátil ou estímulos auditivos para se processarem memórias que ainda incomodam. O EMDR inclui alguns procedimentos com semelhanças com a hipnoterapia, especialmente no acesso ao inconsciente e na atenção dual equilibrando passado e presente.

EMDR e o Estado Modificado de Consciência

Falemos da hipnoterapia… Bem, de facto nem é bem uma terapia, mas sim um método, uma técnica ou um conjunto de metodologias e atividades específicas no âmbito de uma psicoterapia levada a cabo por um psicólogo credenciado.

Realmente, a hipnoterapia envolve o uso da hipnose clínica para tratar problemas físicos ou psicológicos. Mas esta palavra hipnose pode ser substituída pela expressão Estado Modificado de Consciência. Na verdade, durante o processo, o paciente entra num estado mental diferente. E isto permite-lhe que aceda ao seu inconsciente, ou subconsciente, e aceite, ou trabalhe mentalmente, determinadas sugestões psicoterapêuticas benéficas.

Marcar consulta agora

Ou seja, nestas terapias há uma integração de Recursos Positivos para ajudar os pacientes a lidarem com emoções e memórias perturbadoras. O conceito de um “lugar seguro” é comum em ambos os modelos, servindo como uma espécie de refúgio durante um reprocessamento emocional mais difícil, ainda que necessário.

De realçar, pois, que ambas as terapias procuram manter a pessoa numa consciência contínua para um processamento seguro de determinados conflitos intrapsíquicos.

Consulta Psicologia ADSE, o fim da necessidade de Prescrição Médica

Este tipo de terapias ou psicoterapias vai, assim, facilitar o processamento adaptativo de informações. A diferença estará nas abordagens específicas seguidas. Por exemplo, o EMDR usa a estimulação bilateral “externa”, enquanto a hipnoterapia pode não usar esta estimulação externa e fazer “apenas” um maior uso de uma “estimulação mental interna”.

Marcar consulta agora

Voltando à ADSE. Anteriormente, os seus beneficiários precisavam de uma prescrição médica para obter reembolso para todos estes atos de psicoterapia realizados pelos psicólogos. Com as novas alterações, essa exigência foi eliminada. Ou seja, agora, os beneficiários podem consultar diretamente um psicólogo ou um psicoterapeuta sem a necessidade de uma prescrição médica prévia.

Consulta Psicologia ADSE Melhoria no Valor do Reembolso

O valor do reembolso para os atos realizados por psicólogos também foi melhorado. De facto, antes, o reembolso era de 9,33 euros. Agora, os beneficiários podem receber 16 euros por consulta.

Esta mudança, com o apoio da OPP, vem, realmente, facilitar o acesso à psicoterapia. E, assim, melhorar o apoio à saúde mental de muitos portugueses.

Mudança no Limite de Atos Reembolsáveis

Outra mudança importante é o limite de atos reembolsáveis. Os beneficiários podem agora realizar 24 atos de psicologia por ano e receber reembolso para cada um deles. Isto amplia, certamente, o acesso à terapia e permite um acompanhamento mais consistente dos pacientes.

Estas alterações representam, de facto, um avanço significativo na área da saúde mental para os beneficiários da ADSE. Estas novas medidas incentivam, assim, mais pessoas a procurar apoio psicológico. E, consequentemente, contribuem para melhorar o bem-estar geral da comunidade. Os objetivos são, pois, diversos, mas realçamos que vem, naturalmente, melhorar o acesso à Psicologia Clínica.

As alterações nas tabelas e preços na ADSE

Com efeito, a ADSE oferece agora uma resposta mais adequada aos seus diferentes beneficiários. Vem, com certeza, facilitar o acesso a serviços de Saúde Mental e garantir que as pessoas encontrem mais facilmente os cuidados psicológicos de que tanto carecem. Portanto, é positivo ver que a ADSE está agora mais atenta àqueles que precisam de cuidar da sua Saúde Psicológica.

Consulta de Psicologia Clínica ADSE

Em suma e citando a página da ADSE:

Tabela: Diversos | Código: 5502; Reembolso de 75% do valor pago, até ao máximo de 16,00€ por unidade.

Documentos a entregar:

  • originais das faturas-recibos
  • as faturas-recibos devem indicar o n.º de sessões a que se reportam
  • as faturas-recibos devem conter a discriminação das datas das consultas

Nas faturas-recibos a entregar à ADSE devem constar também os elementos identificativos do psicólogo que efetuou as consultas, ou seja:

  • nome completo do psicólogo
  • Número da cédula profissional do psicólogo

Pack especial ADSE Consultas de Psicologia Clínica

A ADSE preconiza para os seus beneficiários um máximo de 24 atos psicológicos por ano. No entanto, a Psicovias considera que um 1 pack de 10 consultas de psicologia clínica, ou sessões psicoterapêuticas, poderá ser suficiente, pelo que sugerimos:

* Pack de 10 Sessões – 450 euros

** 29 euros por consulta

** O valor unitário de cada sessão de psicoterapia ou consulta de psicologia clínica é de 45 euros, mas como há um reembolso pela ADSE no valor de 16 euros, o custo efetivo de cada consulta é de, apenas, 29 euros.

* O Pack de 10 sessões está disponível com condições específicas. Na abordagem psicoterapêutica integrativa seguida pelo Dr. Jorge Amaro cada consulta pode ter uma duração de tempo de 90 a 100 minutos, correspondendo, nesse caso a duas sessões. Está, igualmente, disponível o Pack de 5 Sessões, no valor de 275 euros, também passível de comparticipação pela ADSE. Peça previamente esclarecimentos adicionais por WhatsApp

Marcar consulta agora