EMDR e Hipnose, as semelhanças

Semelhanças entre EMDR e Hipnose

Antes de mais, vejamos as Origens e Influências. Francine Shapiro, fundadora do EMDR, bebeu de várias fontes, incluindo da hipnose. Realmente, integrou conceitos e técnicas de diferentes abordagens terapêuticas. Da mesma forma, a hipnoterapia também evoluiu ao longo do tempo, incorporando insights de outras áreas.

Quanto à Integração de Recursos Positivos

Ambas as abordagens terapêuticas incorporam recursos para ajudar os pacientes a lidar com memórias perturbadoras. O conceito de um “lugar seguro” ou “tranquilo” é comum nos dois modelos. Esse “lugar” serve como um “refúgio” durante o processamento de memórias traumáticas ou, simplesmente, emoções mais difíceis.

EMDR e Hipnose no Acesso ao Inconsciente

Tanto o EMDR como a hipnoterapia reconhecem a importância do inconsciente ou do subconsciente. Na hipnose, o terapeuta induz um estado “diferente” de consciência para se aceder ao inconsciente. No EMDR, o foco está no reprocessamento de memórias para uma mudança de cognições, emoções e sensações corporais, mas isso implica sempre uma conexão com o subconsciente ou inconsciente.

Consciência do Cliente no EMDR e Hipnose

Ambas as terapias procuram manter o cliente consciente e empenhado. No EMDR, a consciência contínua é fundamental para garantir que o processamento ocorra de maneira segura. Na hipnoterapia, embora possa parecer que alguns pacientes percam a consciência, muitos hipnoterapeutas enfatizam que a consciência do cliente está sempre presente e até ainda mais profunda. Isso acontece especialmente com os terapeutas que usam a “hipnose ericksoniana”.

Atenção Dual nas duas abordagens

O EMDR e a hipnoterapia reconhecem a importância de se manter um “pé” no passado (onde residem memórias traumáticas ou outras perturbações emocionais) e outro no presente. Essa atenção dual permite que o processamento ocorra de uma forma mais equilibrada e segura.

Foco no Processamento: Tanto o EMDR como a hipnoterapia procuram facilitar o processamento adaptativo de informações. A diferença está na abordagem específica para alcançar esse objetivo. O EMDR usa, por exemplo, a estimulação bilateral ocular, auditiva e tátil. Na hipnoterapia pode-se não usar qualquer estimulação.

EMDR e Hipnose em resumo

Talvez o EMDR represente um avanço em relação à hipnose. Mas, em termos de consciência contínua e processamento ativo, ambas as “terapias” partilham algumas bases comuns. Cada uma tem as suas características distintas, é claro, mas ambas visam ajudar os pacientes a superar traumas e perturbações emocionais.

Importante mesmo será recorrer a terapeutas EMDR ou Hipnoterapeutas que sejam psicólogos devidamente credenciados pela OPP.