Currículo Jorge Camarate

Sou Psicólogo pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

O meu nome é Jorge Camarate. Licenciei-me em Psicologia, no ramo de Orientação Escolar e Profissional.

Sou, de facto, psicólogo já há muitos anos - corria o ano de1987 quando acabei o meu curso na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Possuo a Cédula Profissional n.º 7456 da OPP, Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Não tenho parado de desenvolver a minha formação técnico-científica

Depois de me ter licenciado, tenho procurado estar num processo contínuo de formação.

Destaco, assim, a minha Formação Pós-Graduada em Psicoterapia e Aconselhamento pela APTCCI– Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

Saliento, do mesmo modo, a minha formação em Neuropsicologia Clínica do Adulto, pelo Departamento de Formação Avançada do ISPA, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa - saliento, ainda, a atual frequência do mestrado em Neuropsicologia Aplicada.

Tenho sido colaborador regular da Clínica de Psicologia do ISPA

Desde há alguns anos, tenho sido um colaborador assíduo da Clínica de Psicologia do ISPA, no contexto do Instituto Universitário na área de Consulta Psicológica de Aconselhamento Vocacional.

Tenho sido, também, um colaborador regular do Departamento de Formação Permanente, no âmbito da Formação Avançada, do mesmo Instituto Universitário. Aliás, tenho sido responsável pela coordenação e monitoria dos vários cursos no âmbito do Aconselhamento Vocacional e de Carreira.

Possuo muitos anos de experiência como Formador na área comportamental

Tenho, realmente, muita experiência na área formativa. Neste âmbito, destaco ter sido consultor externo nas empresas 3S Solvay Shared Services, S.A., Índice Consultores, S.A. e Mutação – Consultores em Formação, Lda., nas áreas da formação comportamental, desenvolvimento de equipas e stress ocupacional.

 

Sou o responsável pela Pós-Graduação em Orientação Escolar e Profissional

Fui docente da unidade curricular Desenvolvimento e Orientação Vocacional do Mestrado Integrado em Psicologia Educacional do ISPA- Instituto Universitário.

A par disso, sou o responsável pela Pós-Graduação em Orientação Escolar e Profissional do Departamento de Formação Avançada desse mesmo Instituto Universitário.

Tive a meu cargo o tema avançado de Orientação Vocacional

Fui Assistente Convidado no âmbito da licenciatura em Psicologia Aplicada do ISPA - Instituto Universitário, responsável pelo tema avançado Orientação Vocacional, uma unidade curricular do 5º ano da área de Psicologia Educacional.

Para além disso, fui Assistente Convidado na Licenciatura em Reabilitação e Inserção Social do mesmo estabelecimento universitário, assim como responsável pela unidade curricular Modelos de Formação e Integração Profissional.

Registo, ainda, como assistente convidado na Pós-Graduação em Reabilitação e Inserção Social da mesma instituição, ter sido o responsável pelo Seminário Temático Orientação Vocacional, tanto em Lisboa como no Porto.

Possuo longa experiência em Aconselhamento Vocacional e Seleção de Recursos Humanos

De facto, fui Psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação no Ministério da Educação.

Fui, igualmente, consultor externo nas empresas Psiconsultores e Perfil-Psicologia e Trabalho nas áreas do Recrutamento, Seleção e Aconselhamento Vocacional.

Sou, atualmente, com muita paixão, Neuropsicólogo...

Levo hoje a cabo, de uma forma eclética e abrangente, o atendimento psicológico de adolescentes, jovens e adultos em consultório privado, inclusivamente aqui na PSICOVIAS.

Considero, com efeito, que os aspetos vocacionais devem ser vistos numa perspetiva integrativa, e não compartimentada, pelo que faço uso de vários modelos teóricos e de várias abordagens psicoterapêuticas com as quais mais me identifico.

Continuo a ser um Psicólogo Vocacional, sem dúvida, mas estou, cada vez mais, seduzido pelo universo da neuropsicologia. Desenvolvo, realmente, toda a minha atividade com gosto e o maior empenho.

No entanto, as minhas grandes paixões atuais serão, sem dúvida, a psicoterapia e a neuropsicologia...

Marcar consulta

× Marque consulta por WhatsApp aqui!