Tipos de terapia mais clássicos
Tipos de terapia há inúmeros. Realmente, a psicoterapia oferece várias abordagens. E todas se destinam a ajudar as pessoas a lidarem com problemas psicológicos e emocionais.
Com efeito, há vários tipos de terapia. A Psicanálise, por exemplo, que foi criada por Sigmund Freud. Esta terapia, esta psicoterapia psicodinâmica explora o inconsciente do paciente, usando técnicas como associação livre e interpretação dos sonhos. Há também a Terapia Junguiana desenvolvida por Carl Jung. Esta explora o inconsciente coletivo, símbolos e arquétipos para promover o autoconhecimento e crescimento pessoal.
Tipos de terapia mais atuais
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Esta terapia ajuda a identificar padrões disfuncionais e a substituí-los por pensamentos mais saudáveis e comportamentos positivos.
A Terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica eficaz para tratar traumas emocionais. Mas também ansiedade ou depressão. O EMDR busca identificar o trauma e entender como ele afeta a vida do indivíduo. Durante as sessões, o terapeuta estimula o cérebro de modo a processar memórias perturbadoras.
A Hipnoterapia é um método terapêutico que utiliza técnicas de hipnose para ajudar as pessoas a enfrentarem problemas emocionais, físicos, psicológicos e hábitos indesejáveis. Durante as sessões, o paciente permanece num estado modificado de consciência, tornando-se mais permeável à sugestão.
Tipos de terapia para um processo mais individualizado
Não é fácil tomar uma decisão em termos de escolha da abordagem certa. Então, reflita sobre as suas necessidades, objetivos e preferências. Pergunte a si mesmo o que espera da terapia e quais as questões que deseja abordar.
Informe-se sobre as diferentes abordagens terapêuticas. Leia sobre os tipos de terapia mencionados anteriormente. Qual a que lhe faz mais sentido à primeira leitura?
Consulte um profissional de saúde mental. Um psicólogo, numa primeira consulta, pode avaliar as suas necessidades e recomendar a abordagem mais adequada. A relação com o terapeuta é crucial. Certifique-se que se sente à vontade com o profissional escolhido. Perceba se ele tem experiência na abordagem desejada.
Os preços da terapia podem variar, mas…
Sim, significativamente com base em vários fatores. Alguns: localização, duração das sessões e a experiência do terapeuta. Os preços podem variar de acordo com a região. Em áreas metropolitanas, as sessões podem ser mais caras do que em cidades menores.
Verifique se o seu plano de saúde cobre terapia. Alguns planos oferecem cobertura parcial ou total para sessões com profissionais credenciados.
A terapia online pode ser uma opção mais acessível. Os preços variam, mas geralmente são mais baixos do que as sessões presenciais.
Mas lembre-se sempre: o investimento na sua saúde mental é muito valioso. Procure, pois, um profissional que atenda às suas necessidades. E que esteja disposto a discutir diferentes opções…