Terapia Mindfulness

Terapia Mindfulness, a psicoterapia da Atenção Plena

Mas então, em primeiro lugar, o que é a terapia mindfulness ou, simplesmente, Mindfulness?

É, antes de mais, uma prática baseada na atenção plena, que envolve estar-se consciente e presente no momento atual, sem julgamentos. E o seu foco está na observação dos pensamentos, das emoções e das sensações sem se deixar levar por estas dimensões.

Saibamos também que esta “técnica” tem raízes profundas nas tradições budistas, mas foi, entretanto, no mundo ocidental, adaptada e muito desenvolvida no campo da psicologia clínica. De facto, a meditação está a ser usada cada vez mais como um recurso psicoterapêutico na psicologia da saúde, evitando-se, assim, os psicofármacos.

Mindfulness ou Hipnoterapia?

Terapia Mindfulness terá a ver alguma coisa com hipnose? Vejamos, antes de mais, a terapia que faz uso frequente da técnica de meditação é, realmente, conhecida como Mindfulness. E pode-se dizer, com efeito, que esta abordagem psicoterapêutica ganha cada vez mais adesão.

Psicólogos e outros profissionais de saúde mental, realmente, usam-na, sem dúvida, cada vez com mais frequência, devido aos seus benefícios comprovados.

Como funciona a terapia Mindfulness

Nesta abordagem psicoterapêutica, faz-se muito a Autorregulação da Atenção. De facto, no Mindfulness, a ideia é aprendermos a direcionar o nosso foco para o presente. E para isso, podemos concentrarmo-nos na respiração, nas sensações corporais, nos sons ao nosso redor. E isto ajuda, realmente, a reduzir a ruminação mental, a ansiedade relacionada com o passado ou com o futuro – a TCC usa, portanto, muito esta técnica.

Faz-se também muito a aceitação, a abertura, ou seja o Mindfulness encoraja a autoaceitação das experiências, mesmo as mais desconfortáveis. Na verdade, em vez de resistirmos ou julgarmos, aprendemos, com efeito, a observar os nossos pensamentos, as nossas emoções e sensações com curiosidade e autocompaixão.

Benefícios da terapia Mindfulness

Antes de mais, há a redução da Ansiedade. De facto a prática regular de exercícios de Mindfulness, prescritos no processo psicoterapêutico, tem efeitos muito positivos na saúde mental neste campo. Leva, de facto, a uma maior estabilidade emocional porque ajuda a lidar com as emoções mais negativas e a desenvolver os afetos positivos.

Para além disso, leva a uma melhoria do Foco e Concentração. Leva a uma maior Resiliência e a um maior Bem-Estar. E fortalece a capacidade de se enfrentarem os desafios com mais equilíbrio emocional.

Terapia Mindfulness para a depressão, mas não só…

De facto, esta psicoterapia usa-se em diversas condições de saúde mental. Uma delas é a Depressão. Neste campo, reduz os sintomas depressivos e previne as recaídas. Mas também, repetimos, no campo da Ansiedade, em que ensina estratégias para se lidar com quadros ansiogénicos, por exemplo, para se evitarem os pensamentos catastróficos.

E não só: também na Dor Crónica, alivia o sofrimento associado, ou nas Adições, Compulsões e Vícios auxilia na autorregulação e na quebra de padrões automáticos.

Mindfulness, um complemento a outras abordagens

Realmente, é importante destacar que o Mindfulness não substitui exclusivamente outros modelos psicoterapêuticos.  Na verdade, os Psicólogos integram esta técnica noutras abordagens, sempre em prol de se promover o bem-estar físico e emocional dos seus pacientes – fazem-no, por exemplo, na Terapia EMDR ou na Hipnoterapia.

Terapia Mindfulness, em resumo

Em síntese, o Mindfulness é, pois, uma terapia que nos convida a estar plenamente presentes.

É, de facto, uma psicoterapia que cultiva e promove a atenção plena e a autoaceitação.

E, convém sublinhar por fim: a sua aplicação é crescente  e com cada vez maior impacto positivo na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas.