Sabe o que é a terapia cognitivo-comportamental (TCC)?
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que se fundamenta no facto dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos se interligarem e poderem ser modificados. A ideia por detrás é que se identifiquem e alterem os padrões de pensamento e comportamento negativos, a fim de se melhorar o bem-estar emocional e qualidade de vida.
Algumas situações em que a TCC pode ser muito útil
Num quadro ansiogénico a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a pessoa a identificar e alterar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a sua elevada ansiedade. Para além disso, a pessoa pode aprender, por exemplo, técnicas de relaxamento para fazer uma exposição gradual a situações que lhe causam ansiedade.
A TCC pode, além do mais, ajudar a pessoa a identificar e alterar padrões de pensamento negativo e comportamentos que podem contribuir para uma depressão.
Nas perturbações alimentares, a TCC pode ser útil no tratamento da anorexia, bulimia, ajudando a identificar e a alterar padrões de pensamento e comportamento negativos relacionados com o peso e a imagem corporal.
A TCC pode, igualmente, ser útil no tratamento da dependência de substâncias, como álcool e drogas.
Como funciona a terapia cognitivo-comportamental?
Na terapia cognitivo-comportamental, o terapeuta vai trabalhar com o seu cliente a identificação de padrões de pensamentos negativos, distorcidos, ou seja com as suas "crenças disfuncionais". Estas crenças podem ter origem em experiências de vida precoces ou serem construídas através de interpretações distorcidas no presente.
O terapeuta vai ajudar, assim, o seu cliente a identificar esse tipo de crenças erróneas e a substituí-las por pensamentos mais ajustados. Vai também trabalhar com o seu cliente no sentido deste desenvolver estratégias para poder lidar eficazmente com situações perturbadoras, através de uma melhor gestão das suas emoções.
A TCC também se ocupa da mudança de comportamentos do seu cliente através de uma exposição gradual a situações mais difíceis e da aprendizagem de estratégias e competências comportamentais específicas.
Quanto tempo dura a terapia-cognitivo comportamental
O número de sessões de terapia cognitivo comportamental necessárias depende do problema de saúde mental que o paciente enfrenta e da sua resposta ao tratamento. Alguns pacientes podem experimentar melhorias significativas em apenas algumas sessões, enquanto outros podem precisar de um período mais longo de terapia.