Psicoterapia de Apoio

people-3120717_1920

Psicoterapia de Apoio é, talvez, a psicoterapia mais comum, mais frequente.

Há uma linha que considera que este tipo de psicoterapia não leva a mudanças profundas na personalidade nem resolvem os conflitos mais inconscientes.

No entanto, os seus efeitos práticos são sobejamente conhecidos.

De facto, dado que a pessoa tem oportunidade de exprimir, livremente, os seus diferentes afetos, só por esse motivo, esta psicoterapia leva a que a pessoa consiga mudanças substanciais no modo de se ver a si própria e na relação que tem com o mundo que a rodeia.

Vai restabelecer o seu equilíbrio psicológico

Com uma Psicoterapia de Apoio a pessoa fica mais calma, mais segura de si, mais serena, mais feliz.

Com a ajuda do psicoterapeuta, consegue tomar decisões mais adequadas estabelecer relacionamento mais positivos.

O psicoterapeuta está ali para, essencialmente, compreender a pessoa, para a ajudar a alterar, eventualmente, determinados comportamentos, para aumentar a sua autoconfiança, sobretudo quando tem de lidar com situações mais complicadas.

Com uma psicoterapia de apoio a pessoa poderá conseguir restabelecer o seu equilíbrio psicológico, poderá conseguir melhorar a adaptação ao mundo que a rodeia.

Portanto, Psicoterapia de Apoio, ou Apoio Psicológico, é uma intervenção psicológica que pode ser muito relevante para pessoas que estejam a passar por momentos mais difíceis nas suas vidas.

E todos nós podemos precisar deste tipo de apoio. É que até mesmo os mais resilientes também são acometidos de grande pressão psicológica em determinadas etapas da sua existência.

Pode contar com uma escuta e compreensão ativa

Procurar apoio psicológico, tal como procurar apoio médico,  é cada vez mais uma coisa natural. É uma coisa normal, faz parte do nosso percurso de vida, porque, na verdade, todos nós temos fragilidades emocionais.

No Apoio Psicológico, numa Psicoterapia de Apoio, podemos contar com uma escuta ativa, com a empatia do Psicólogo, mais do que aconselhamento ou orientação.

Ora, graças a essa escuta ativa, a essa empatia, vamos ser capazes de fazer as nossas reflexões, vamos ser capazes de ressignificar determinados eventos mais traumáticos, vamos ser capazes de reprocessar emoções mal "arrumadas" no nosso cérebro - portanto, vamos conseguir dar, digamos assim, "conselhos" a nós próprios.

O Psicólogo não lhe vai dar conselhos

De facto, num processo psicoterapêutico de apoio, não nos são dados conselhos diretos. Podem ser dadas sugestões, que podemos seguir ou não, conforme nos fizer sentido ou não. Já na Consultoria Psicológica, no "Counseling", ou no Coaching, talvez se possa falar em conselhos...

Portanto, ao contrário do que acontece noutras profissões, um Psicólogo não dá conselhos. Como já referimos, pode fazer sugestões que podem ser percebidas como conselhos, mas que são dadas de modo a que haja um “sentido interno” para a pessoa que os recebe.

A Consultoria Psicológica, ou o Coaching também pode recorrer, por vezes, à análise do passado emocional para levar à compreensão das dificuldades psicológicas, mas centra-se sobretudo no presente.

Já a Psicoterapia é, de facto, um processo que, através do aprofundamento de temáticas do passado disfuncionais, procura aumentar a qualidade de vida das pessoas, explorando muitos aspetos ligados, por exemplo, ao sentido da existência.

Uma Psicoterapia implica, igualmente, o estabelecimento de uma relação de confiança que permita à pessoa usar os seus próprios recursos internos para a transformação psicológica desejada. Mas em todas as abordagens, o processo de interação é fundamental para que se consiga levar a pessoa à superação dos seus conflitos internos, para levar à criação de condições favoráveis à mudança.

Ora, todos nós podemos precisar de uma ajuda psicológica especializada - até o próprio Psicólogo, como pessoa, para além dos conhecimentos técnicos, científicos  e experiência de vida que, entretanto, adquire,  passa por processos de apoio psicológico, por processos que envolvem psicoterapias de apoio.

 

× Marque consulta por WhatsApp aqui!