EFT Tapping

EFT Tapping

EFT tapping, duas palavras que levam a uma acupuntura sem agulhas que pode ser ideal para quem sofre de ansiedade.

E também para quem sofre de depressão . EFT, iniciais de Emotional Freedom Techniques, um conjunto de técnicas poderosas numa prática psicoterapêutica.

EFT tapping, uma abordagem que utiliza “pancadinhas”, ou seja, pequenos batimentos com os dedos em alguns pontos do nosso corpo que são meridianos energéticos.  Estes batimentos estimulam o corpo e, pelos vistos, a mente, havendo convergência com a terapia EMDR.

EFT Tapping vem da Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa tem muito conhecimento acumulado sobre a energia no nosso corpo. Postula muitas dezenas de pontos energéticos e usa agulhas, faz acupuntura. Ora, EFT Tapping é uma acupuntura sem agulhas que leva à supressão ou alívio da dor emocional ou do sofrimento psicológico.

Fá-lo através de recognições, de restruturações cognitivas. Leva a ressignificações, a reprocessamentos pelo que também se verificam alguns pontos de convergência com a hipnose clínica. A pessoa, realmente,  transforma-se e passa a ter uma vida com mais bem-estar.

EFT Tapping trata sintomas indo às causas

Para o EFT emoções negativas têm origem numa interrupção da energia no nosso corpo. E a dor física e a doença estão ligadas a essas emoções. Ou seja, os problemas emocionais  manifestam-se através de sintomas físicos. E, portanto, a nossa saúde não deve ocupar-se apenas dos sintomas.

O EFT Tapping considera, de facto, que o nosso corpo, tal como o cosmos, é composto de energia. E muitas vezes está desequilibrado, ou seja, a energia não flui. Portanto, há que fazer o restauro das nossas emoções negativas para que não causem sintomas físicos.

EFT Tapping um método com originalidade

A originalidade tem a ver com as tais pancadinhas que restauram o equilíbrio de energia do nosso corpo.

E, realmente, isso é feito ao estimularmos os tais meridianos, enquanto nos concentramos na emoção negativa que quisermos trabalhar. Ou numa memória traumática do passado que nos perturbe ainda no presente. Ou num problema qualquer que nos esteja a incomodar e que não esteja ainda resolvido.

EFT Tapping melhor que a acupuntura?

Que o EFT Tapping é muito mais fácil de aplicar que a acupuntura, disso não dúvidas. Realmente, a acupuntura é mais complexa. Por exemplo, há muitos mais pontos meridianos ao longo do corpo que se têm de memorizar.

Na verdade, só há que memorizar oito/nove pontos. É, pois, muito fácil de aprender. Podemos aplicá-lo em nós mesmos. Não dói, não magoa e é, efetivamente, mais rápido.

Que diferenças em relação ao EMDR?

Realmente há várias. Por exemplo, o EMDR foi criado por uma psicóloga, Francine Shapiro. Já o mentor do EFT tapping é Gary Craig,  alguém que vem das Engenharias, formado pela Universidade de Stanford, e que desenvolveu esta metodologia sob um ponto de vista mais espiritual. Para este, o EFT tapping alivia as cargas emocionais mais negativas  através da ativação de recursos, de energias interrompidas.

O EFT Tapping básico

Antes de mais, estar sintonizados no problema que queremos resolver. Depois é só começar, então, a estimulação em oito/nove pontos corporais.

O 1º é o chamado ponto de Karaté, localizado no centro da parte carnuda da parte externa das nossas mãos. Fica entre a parte superior do pulso e a base do dedo mindinho. Há quem o não conte, daí falarmos de oito ou nove pontos - na figura está assinalado com o algarismo zero.

Então, o 1º ponto, situa-se, mesmo, no alto da nossa cabeça. o 2º fica no início das nossas sobrancelhas, ao lado da parte de cima do nariz. O 3º fica do outro lado da sobrancelha, em cima do osso, no outro canto externo do olho.

 

O 4º ponto fica em baixo dos nossos olhos, mais ou menos um centímetro abaixo. O 5º situa-se debaixo do nosso nariz, acima do lábio superior. O 6º abaixo do lábio inferior e o início do nosso queixo. O 7º fica abaixo do nosso pescoço, no extremo da clavícula e da primeira costela. O 8º debaixo da nossa axila, na direção dos nossos mamilos.

"Apesar de..., eu aceito-me eu aceito-me profundamente e completamente"

E começamos o Tapping… primeiro criamos a nossa frase… na qual reconhecemos o nosso problema… Na qual nos aceitamos apesar do nosso problema… Uma frase deste género: “Mesmo tendo este problema de…, eu aceito-me profundamente e completamente". Esta frase pode, e deve, ter toda a adaptação que queiramos. Porque convém que nos soe bem, naturalmente.

Começamos então pelas pancadinhas no ponto de karate da nossa mão, depois seguimos pelo ponto no topo da cabeça, a seguir pelo início da sobrancelha, pelo outro lado do olho, debaixo do olho, debaixo do nariz, por cima do queixo, por baixo do pescoço, de baixo da axila e voltamos ao topo da nossa cabeça repetindo tudo em loop... E vamos sempre dizendo a tal frase chave em cada ponto das batidas… Repetindo tudo várias vezes...

E vamos continuando a classificar, de zero a 10, tal como acontece no EMDR… Para ver se há alguma evolução… E repetimos até que cheguemos ao zero, ou o mais próximo possível…

Marque uma intervenção psicológica na Psicovias