Como controlar a ansiedade, aquele sentimento que…
Como controlar a ansiedade. Sim, há respostas para aquilo que prejudica bastante a nossa qualidade de vida. Aquele estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo. E em que, frequentemente, há a sensação de que algo muito desagradável está para acontecer.
Como controlar a ansiedade – dicas que ajudam muito
Aqui estão algumas dicas que podem realmente ajudar. Uma delas: pratique atividades físicas. Realmente, a forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. De facto, exercitarmo-nos ajuda-nos a lidarmos com estados de ansiedade excessiva. Isto porque eleva a produção de serotonina, uma substância que aumenta a sensação de prazer.
Como controlar a ansiedade – Caminhar
Sim, fazer caminhadas. Quantas? Por exemplo, duas ou três vezes por semana. Por 20 minutos ou meia hora poderá ser suficiente. Isto já pode ser, realmente, muito benéfico. E, além de cuidar do corpo, aproveite esse momento para trabalhar a sua mente. Pode, por exemplo, praticar meditação ativa durante o trajeto.
Reduza o stress diário com outras estratégias
Pessoas propensas à ansiedade podem fazer mais: por exemplo, acupuntura. Yoga também oferece o controlo da mente e do corpo. E tudo isto pode ser combinando com técnicas respiratórias.
Para além disso, pode considerar realizar massagens com uma abordagem mais oriental ou mais ocidental. Tudo para equilibrar as suas emoções.
Como controlar a ansiedade – Trabalhe a respiração
Realmente, para reduzir as reações do sistema nervoso autónomo, nomeadamente do sistema parassimpático, pratique o controle da respiração. Por exemplo, respire lentamente pelo nariz, com a boca fechada, deixando o abdómen expandir-se. Depois expire prolongadamente. Tudo com os olhos fechados. Isso ajuda a acalmar a mente e o corpo.
Como controlar a ansiedade – cuide do seu sono
Sim, ajuste os seus ciclos de sono. Durma e acorde em períodos regulares. Desligue os dispositivos eletrónicos antes de dormir. Torne o seu quarto num ambiente confortável exclusivo para o sono.
E faça terapia
Lembre-se de que cada pessoa é única. É, pois, importante encontrar as estratégias que melhor se adequam a si. Se a ansiedade persistir, procure ajuda profissional com um psicólogo ou um terapeuta devidamente certificado. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros