Autoestima baixa? 6 exercícios para a elevar

1.Aprenda o que é a autoestima

A autoestima é a avaliação que fazemos de nós mesmos. Pode-se dizer que é a forma como nos sentimos em relação a nós próprios e à nossa autoimagem. Pode ser alta ou baixa e pode ser influenciada, nomeadamente, pelas nossas experiências, crenças e comportamentos.

2.Saiba como pode afetar a sua vida

Na verdade, é muito importante porque influencia como nos sentimos em relação a nós mesmos e como nos comportamos.

De facto, quando temos uma autoestima alta, tendemos a sentirmo-nos mais confiantes e capazes de enfrentar os estímulos da vida. De outra forma, quando a temos baixa, tendemos a sentirmo-nos inseguros e menos capazes de enfrentar os desafios da vida.

3.Saiba como a autoestima se forma

A autoestima é formada logo a partir da infância. Por conseguinte, é muito influenciada pelo modo como somos tratados pelos outros. Com efeito, as mensagens que recebemos de nossos pais, professores e amigos podem-na afetar. E por vezes há traumas de infância

Por outro lado, também a podemos desenvolver conforme as atividades e tarefas que levamos a cabo, se nos dão, por exemplo, um sentido de competência e realização.

4.Aprenda a detetar os sinais

Baixa confiança em si mesmo

Baixa tolerância a falhas ou erros

Dependência excessiva de outras pessoas

Dificuldade em tomar decisões

Sentimentos de inadequação ou inutilidade

Sentimentos de inferioridade em relação aos outros

5.Saiba como melhorar a autoestima

Aceite-se como você é, ou seja, procure aceitar as suas falhas e imperfeições. Para além disso, lembre-se de que todos nós temos falhas e é importante aceitá-las em vez de se concentrar nelas.

Aprenda a colocar-se em primeiro lugar e a dizer não quando necessário.

  • Defina metas que sejam realistas e alcançáveis.
  • Diga a si mesmo coisas positivas e elogie-se por suas realizações e esforços.
  • Encontre um passatempo ou atividade que você goste e dedique um pouco de tempo a isso todos os dias.
  • Escreva uma lista de coisas pelas quais você é grato e leia essa lista todos os dias. Isso pode ajudar a mudar a sua perspetiva e a ver as coisas de maneira mais positiva.
  • Faça uma lista de suas realizações grandes ou pequenas. Isso pode ajudar a lembrar o quanto você é capaz e o quanto tem a oferecer.

6.Perceba como pode afetar as suas relações

A autoestima pode afetar as nossas relações de várias maneiras.

Realmente, quando a temos alta, tendemos a nos relacionar melhor com os outros e a ser mais confiantes em nossas interações.

Por outro lado, quando a temos baixa, tendemos a ter mais dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis e a ser mais propensos a relacionamentos tóxicos. Além disso, também podemos ter mais dificuldade em lidar com conflitos e expressar nossas necessidades.

Fazer terapia