Para acalmar a mente não basta relaxar o corpo!

Na verdade, serenar o corpo não basta para nos sentirmos totalmente tranquilos e em paz. Não é suficiente para acalmar a mente. Associa-se, geralmente, a imobilidade corporal a relaxamento. No entanto, há pessoas que para se sentirem mesmo em paz de espírito precisam até de estar em movimento e em atividade.

O exercício do lugar seguro para acalmar a mente

Em psicoterapia usa-se muito o exercício do lugar seguro para acalmar a mente. Há quem diga que é uma técnica. Há quem diga que é uma indução hipnótica. Há quem pense que hipnose e mindfulness é mais ou menos a mesma coisa. Há quem ache que o EMDR não é mais do que hipnose apresentada de uma forma singular para acalmar a mente.

“A Psicovias está sediada em Lisboa – Portugal. Atende portugueses de todo o mundo via online.”

“Pode optar pela modalidade de atendimento psicológico à distância em Portugal ou no estrangeiro.”

“Marque consulta através do email info@psicovias.pt Pode também ligar para  +351 93 450 03 03″

Neste artigo não nos vamos deter sobre essas questões que são algo polémicas. Uma controvérsia que pode interessar aos profissionais… Não interessará a quem quer ser ajudado psicologicamente, através de uma psicoterapia. Vamos deter-nos sobre o exercício. Vamos debruçar-nos sobre a técnica ou sobre a abordagem. O lugar seguro é um exercício para acalmar o corpo. O lugar seguro serve também para acalmar a mente.

O sweet spot para acalmar a mente

Tudo pode começar pelo psicoterapeuta transmitir à pessoa determinadas instruções relativas a um lugar qualquer que a pessoa dá mostras de preferir para se sentir mais calma. Há muita gente que escolhe uma praia sossegada. Há outros que escolhem lugares na Natureza. Outros ainda a sua casa, o seu quarto um sofá confortável… Em inglês usa-se a expressão sweet spot. Todos nós teremos o nosso querido espaço. Todos nós temos um lugar que nos ajuda a  acalmar a mente.

Ora, pode ser o terapeuta a dar as instruções. Essas instruções também podemos ser nós a darmo-las a nós próprios. Podemos até tratar-nos por tu ou você. Aqui apresentamos um script que tanto pode ser usado pelo psicoterapeuta ou pela própria pessoa. No caso de sermos nós a darmos as instruções a nós mesmos, só temos que nos tratar por você. De facto, o texto que aqui apresentamos está escrito nessa forma.

Ao seu ritmo…

Podemos imprimir o ritmo que quisermos para acalmar a mente… “Vá para o seu lugar seguro. A ideia é que relaxe. Que alcance o máximo de bem-estar. Que se apodere de si um sentimento de paz, de serenidade. Repare no ar que entra e sai do seu corpo. Repare no coração que bate no seu ritmo… Cada vez mais calmamente…. Respire fundo, de forma tranquila, pausada.”

Temos estado, até agora, só a focarmo-nos no corpo. A intenção é outra. A intenção é que o relaxamento também englobe acalmar a mente. Podemos dizer:

“Relaxe também a mente. E para relaxar a sua mente concentre-se em si…. Você consegue fazer isso…. Concentre-se em si mesmo, no seu interior…. Concentre-se no seu interior para lidar melhor com as suas dificuldades…. Pode chamar a essa dificuldades o que quiser. Pode chamar-lhe limitações, ou talvez contrariedades. Não importa se são pequenas, médias ou grandes. Podem ser medos, angústias ou simples preocupações. Você sabe o que é que o inquieta… Sem pressas, ao seu ritmo…

Você melhor do que ninguém sabe…

Há pessoas que conseguem acalmar a mente mais depressa que outras. Isso não importa nada. Leve o seu tempo, o seu próprio tempo. Você consegue. Você vai conseguir superar os seus medos, as suas culpas, as suas ansiedades, o que quer que seja. Você pode chamar-lhe o que quiser. Você sabe de que é que se trata. Você sabe melhor do que ninguém.

Você sabe o que é que quer melhorar em si…. Concentre-se nisso… Concentre-se numa solução para isso. Concentre-se na necessidade de fazer uma mudança. Concentre-se. Concentre-se para ser possível superar as suas dificuldades, de forma tranquila…

Há quem diga que é mindfulness e também hipnose…

Leve a sua mente a um estado de calma. Nesse seu lugar tranquilo. Ponha as pessoas que lhe são mais queridas. Que lhe transmitem mais paz, segurança, tranquilidade, bem-estar.

Imagine o que quer para si. Você pode conseguir isso. Para tal, para acalmar a mente, acalme o seu pensamento, as suas ideias, vá relaxando cada vez mais. Relaxe cada vez mais para os medos irem embora. Relaxe para as dúvidas irem embora.

Relaxe ainda mais para que as suas indecisões desapareçam. Relaxe mais para as suas ansiedades se afastarem de si. Para que as suas desvalorizações, as suas inquietudes, os seus transtornos, o que lhes quiser chamar, possam ir embora.

Você sabe o que mudar, eu nem preciso de saber, não preciso que mo diga. Pode dizer. Se preferir, não diga. Importa o que quer superar. Importa o que quer ultrapassar.

Já teve medos que ultrapassou

Você já conseguiu fazer isso noutras ocasiões. Já passou por dificuldades. Coisas que pareciam tão difíceis.  Aprendeu a andar…, aprendee a escrever, passou exames…. Fez tanta coisa boa!  Alcançou tanto na sua vida. Ao longo da sua vida. E hoje pode mudar também. Hoje mesmo!

Pode mudar o quer mudar. Já teve medos que ultrapassou. Já foi capaz de o fazer sem medo.  Pode voltar a fazer sem medo. Basta acalmar a mente. Todos nós já superámos medos ao longo da vida. Você também já o fez. Não importa se foram pequenos, médios ou grandes.

Continue no seu lugar seguro, tranquilo, sereno

Foque-se no ritmo harmonioso da sua respiração. Concentre-se nas pálpebras. Nos músculos à volta dos olhos. Até como que os pode desligar. De modo a não conseguir sequer abrir os olhos. É claro que você os pode abrir. Abra os olhos. Feche os olhos. Repita. Isso, cada vez mais relaxado.

Repita. Como vê você pode fazê-lo. Mas agora, simplesmente, prefere não os abrir. Até pode pensar que as pálpebras estão tão pesadas que não os consegue abrir. Imagine isso. É apenas imaginação para acalmar a mente. Porque você tem sempre o controlo.

Concentre-se em toda a face. Sinta-a relaxada. A contribuir para o aprofundamento do seu bem-estar. Permita-se continuar a aprofundar esse estado de relaxamento. Relaxe cada vez mais. Continue a aprofundar esse estado de bem-estar, de tranquilidade, de paz, de segurança, de felicidade…. Continue no seu lugar seguro, tranquilo, sereno.

Leve o seu tempo a acalmar a mente…

Pode sentir a brisa a bater no seu corpo. Uma brisa suave. Com uma temperatura muito confortável. Ouça os barulhos agradáveis… Veja as imagens bonitas…. Pode escolher aquilo de mais gosta, que mais o acalma. Pode ser o sentir no corpo, pode ser o ouvir, pode ser o ver… Use todos os seus sentidos ou apenas alguns… E isso tudo fá-lo observar em si um estado de segurança, de tranquilidade, de valorização de si mesmo, de paz, serenidade… Tudo a um ritmo tranquilo… Leve o seu tempo a acalmar a mente…

E esse estado de tranquilidade pode aplicá-lo à sua vida quotidiana. Com segurança. Com autoconfiança. Com alegria de viver. Com serenidade. Pode aplicá-lo nas suas dificuldades, nas suas limitações…. Você sabe quais são.

Você sabe o que quer alterar, o que quer mudar, para melhor… Porque você já foi capaz… já houve um tempo, já houve momentos, ou ocasiões, em que as suas dificuldades atuais não existiam… Você vai continuar a ser capaz de as superar… Para tal continue a acalmar a mente.

Pode acalmar a mente ainda mais…

Porque você está tranquilo, cada vez mais sereno, feliz, a sentir-se um homem completo, realizado, o que lhe quiser chamar… E pode relaxar ainda mais. Permita-se relaxar ainda mais o seu corpo. Para ajudar também ao relaxamento da mente. Concentre-se no braço esquerdo. Sinta-o pesado, ou leve. Como preferir.

O que é preciso é que o relaxe. Faça o mesmo com o braço direito. Relaxe agora os dois ao mesmo tempo. A perna esquerda. A perna direita. As duas pernas. Faça-o ao seu ritmo. Sem pressa. Respire com calma. Sinta o seu ritmo cardíaco cada vez mais calmo.

A sua imaginação calma para acalmar a mente. O seu pensamento sereno. Observe o seu corpo e mente em harmonia. Cada vez mais numa harmonia, em concórdia, em paz, em serenidade.

Uma luz envolvente da cor que preferir…

Continue a respirar calmamente. Sinta as costas bem apoiadas. Pode até agora imaginar uma luz serena, muito bonita. Pode ser azul ou de outra cor que prefira. Se gosta da luz azul, sinta essa luz a envolver o seu corpo, para acalmar a mente. Mas pode gostar de outra cor. Escolha-a. O que é preciso é que seja envolvente. Que dê conforto ao seu corpo. E que também lhe possa acalmar a mente, o pensamento. Continue nesse seu lugar seguro e tranquilo.

Agora que está relaxado, pode ouvir as minhas palavras como se fossem sementes. Sementes que vão ficar plantadas no seu corpo e também na sua mente. “Eu neste momento sinto-me muito tranquilo! Sou uma pessoa calma. Sou uma pessoa inteiramente serena!

Neste momento estou inteiramente protegido! Estou seguro! Estou autoconfiante! Sou uma pessoa completa! Sou uma pessoa muito equilibrada! Eu mereço! Eu liberto-me de tudo o que me causa desconforto! Eu amo-me! Eu aceito-me totalmente. Incondicionalmente!

Vá até à sua imagem e dê-lhe um abraço!

E agora você pode observar uma imagem que está à sua frente. Que é você mesmo: com muita saúde! Com sucesso! Com confiança! Tranquilo! Sereno! Capaz! Com autocontrolo! Feliz! Em paz!

Observe-o…. Vá até ele, vá até à sua imagem e dê-lhe um abraço. Caloroso. Meigo. Diga-lhe que o ama incondicionalmente! Diga-lhe que vai fazer tudo para se igualar a essa imagem. Essa imagem de você tranquilo, sereno, confiante, sem medos irracionais.

E vai fazê-lo em todos os aspetos da sua vida do dia a dia. Na escola. No trabalho. Você sabe onde é que precisa de melhorar. Não importa se quer melhorar apenas um bocadinho, se muito… Você sabe o que quer mudar e quanto quer mudar…

Fale com essa imagem de si. Diga-lhe tudo o que achar por bem… A essa imagem confiante, plena…. Fale o tempo que quiser… Isso ajuda-o a acalmar a mente…

Deixe o passado no passado…

Agora que você já conhece essa imagem perfeita que existe dentro de si, pode descansar…. Pode aproveitar esse descanso para se livrar de qualquer trauma do seu passado… Traumas pequenos, médios ou grande…. Você sabe…  Leve o tempo que quiser…

Vamos deixar esses traumas ou trauminhas no passado. Em vez de traumas pode chamar-lhes desconfortos…. Pode achar que não teve traumas… Todos nós passámos por episódios desagradáveis, de injustiça, de ressentimento, de deceção, de desconforto emocional, de angústia, de medo, de tristeza, de ansiedade…. Seja o que for…. Você sabe… Portanto, deixe-os no passado… E continue isso para poder continuara a acalmar a mente.

E até pode imaginar que deixa isso tudo num saco de lixo, ou num contentor de lixo…. Pode colocar todas as suas emoções negativas que lhe causam sofrimento nesse saco. Não interessa se são sofrimentos pequenos, médios ou grandes. Você é que sabe… Livre-se de tudo o que não contribuir para a sua serenidade, para a sua tranquilidade… E veja esse saco a ser levado pelo camião de lixo…

Nunca mais vai ver esse lixo…nunca mais ver os seus medos irracionais que só atrapalham, a sua falta de confiança…. Deixe ir embora…. Permita que vão… Tudo isso contribui para acalmar a mente.

Você é uma pessoa única!

Porque você não é aquele lixo…. Um lixo que teve origem em traumas, em figuras familiares que você até pode amar, em religiões que você até pode respeitar, em professores, em histórias que ouviu na infância, na adolescência, e que o deixaram com medo, inseguro, ansioso, angustiado, seja o que for, você sabe…. Deixe ir embora esse lixo, essa negatividade, pode chamar-lhe o que quiser…

Você não é essa negatividade, você é uma pessoa fantástica, maravilhosa, como todo o valor, capaz. Você é um ser único! Não há ninguém melhor que você! Neste mundo, neste planeta, não há ninguém melhor que você. Não há no presente, nunca houve no passado e nunca haverá no futuro! Nunca haverá alguém igual a você!

Portanto não tem que haver competição, nem comparação! Você tem os seus próprios talentos. Não importa a importância que a sociedade dá a cada um dos talentos. Você tem ótimos talentos, ótimas capacidades. São as suas. É isso que importa! Você é único!

Pode dar uma ordem agora mesmo…

Portanto, você merece o seu próprio amor! Merece a sua completa aceitação. Incondicional! E não é pelo muito que já fez…. É apenas pelo simples facto de existir! Porque você é único! Você é um ser humano maravilhoso!

Não há ninguém melhor que você, tal como é! Portanto, você pode dar uma ordem agora à sua parte inconsciente. Nós, realmente, temos uma parte inconsciente. Portanto, pode dar uma ordem agora mesmo para que solte qualquer crença negativa acerca de si.

Pode ser aquela crença de que não é capaz, de que não merece ser amado, que nada no futuro vai acontecer de bom, que há perigos em todo o lado, que não tem autocontrolo, aquela parte de si que faz com que tenha medo de fazer determinadas coisas….

Só tem que acalmar a mente!

Você é que sabe do que quer libertar-se. Você,  por isso mesmo, está a decidir até consultar um psicólogo… Porque você tem dentro de si aquela parte que tem capacidades para superar o que quer superar… Para tal, só tem que acalmar a mente…

Portanto, pode falar com essa parte inconsciente. Pode falar com a sua parte inconsciente. Essa parte que tem essas crenças limitantes, negativas e desconfortáveis. Essa parte que lhe causa sofrimento. Que as solte, que as desprenda de si, que as deixe ir embora. Porque você não precisa disso.

Portanto volte a repetir a imagem do saco de lixo, do camião a levar embora todas essas crenças incapacitantes…. Se ainda mais alguma coisa que queira pôr no lixo, ponha-a agora.

Se preferir outra imagem pode fazê-lo… Por exemplo a serem levadas pelo vento para bem longe….

Não importa saber a origem do sofrimento…

Repito: não importa saber o que causou isso tudo, quem causou esse sofrimento, deixe ir, liberte-se… Não importa quem foi o causador desse sofrimento…. Não importa saber a origem… O que é importante é que essas crenças negativas se vão embora, sejam removidas, sejam apagadas, sejam eliminadas…

Então, agora, vamos afirmar que você que desapegar-se disso. Vai afirmar que quer desvincular-se dessas crenças. Que quer ver-se livre dessas limitações, dessas dificuldades, dessas incapacidades… Que dizem isto, ou aquilo, que lhe dizem que….

Vai afirmar que quer que tudo o que o atrapalha se vá embora…. Vamos afirmar que você quer que tudo o que seja negativo se vá embora. Aquilo que só atrapalha a sua vida se separe de si. Vai afirmar que essa negatividade pode partir. Ess negatividade que está lá no fundo da sua mente inconsciente pode ir embora…. Tudo para acalmar a mente…

Eu não preciso de viver com estes medos irracionais…

Você está agora a deixar que essa negatividade toda vá embora. Está a deixar que se vá apagando. Está a autorizar que se vá dissolvendo no nada. Está a deixar que vá para onde veio… Está a dar a ordem para que se vá embora. Para o sítio de onde veio…. Você quer afirmar que quer dissolver todo esse sofrimento. Pode ser uma culpa, um ressentimento, uma sensação de injustiça, um medo sem razão para existir, seja o que for…. Você quer que toda essa carga negativa se dissolva num nada. Que se dissolva num vazio, num zero… Tudo para continuar a acalmar a mente.

Portanto diga para si “Apesar de eu sentir medo, ansiedade seja o que for…” Eu amo-me incondicionalmente! Eu respeito-me!… Eu dou-me todo o valor! Eu aceito-me como sou! Não há ninguém melhor do que eu!

Mas diga também para si: “Apesar disso tudo, das minhas crenças limitantes, eu não preciso de viver com esses medos! Eu não preciso de viver com as minhas inseguranças! Eu não preciso de viver com esta ansiedade, com esta angústia, com esta tristeza, com esta infelicidade!”

Posso voltar para este lugar seguro sempre que precisar…

Portanto, diga para si mesmo: “Eu não preciso desta parte de mim! Eu não preciso desta parte que está na minha mente não sei porquê, nem isso me interessa, não importa de onde veio… Eu estou disposto a que toda essa negatividade se dissolva! A acalmar a mente. E eu dou essa ordem agora! Que parta agora! Eu deixo-a ir! Eu, agora, de olhos fechados, deixo que isso aconteça…

E isso deixa-me tranquilo. Cada vez mais relaxado, calmo, sereno, em paz, com um bem-estar total! Equilibrado! Faço isso tudo para acalmar a mente!

E, atenção, se por algum motivo, essa negatividade tentar regressar, tentar voltar, que pode ser uma ansiedade, uma tristeza, suores, tremuras, gaguez, etc… Eu sei que por vezes espreita para tentar entrar outra vez entrar e instalar-se. Mas eu posso voltar a acalmar a mente. Posso voltar para este lugar seguro, para este um local sereno, fechando os olhos, respirando calmamente…

Posso voltar a sentir de novo este equilíbrio

Mas pode não ser possível fechar os olhos por causa da atividade que nalgum momento da minha vida quotidiana eu estiver a fazer…. Então eu posso deixar descair um bocadinho o meu maxilar inferior… Posso abrir um bocadinho os lábios… E ao mesmo tempo encostar a minha língua ao céu da boca… sentir a minha língua contra o céu da boca… de uma forma relaxada… solta, leve…

Tudo para acalmar a mente. E com isso posso voltar a sentir de novo este equilíbrio em que agora estou.

Posso voltar a estar sereno, calmo, autoconfiante, em perfeita harmonia, em paz comigo mesmo, seguro…

Um despertar tranquilo mas com energia

Vamos fazer um regresso ao aqui e agora, mas só quando eu contar até cinco. Concorda?Posso começar?…

1… vai voltar ao aqui e agora leve, seguro, diferente de antes…  porque vão acontecer mudanças saudáveis… aí dentro da sua mente…;

2… voltando ao aqui e agora muito feliz, desperto, tranquilo, mas com energia…., sentindo-se um homem realizado…, com a certeza da superação daquilo que quer superar….;

3… Com muita confiança, em todos aqueles que estão a contribuir para o seu autodesenvolvimento….;

4… Com confiança em si, porque você tem o livre arbítrio, você consegue, você decide, você escolhe…;

5… Bem desperto no aqui e agora, a olhar para mim com um sorriso…, mantendo dentro de si todas as instruções que aqui foram dadas… Para a superação do que mais deseja, para alcançar o que mais ambiciona…

Faça este exercício sempre que puder…

 

 

 

 

 

× Marque consulta por WhatsApp aqui!