POSSO TER UMA CONSULTA ONLINE?

Sim, em vez de ter que se deslocar, pode optar por marcar uma sessão à distância, uma consulta online. E pode escolher o meio que mais lhe agrada, com o qual se sente mais confortável a comunicar: telefone, email, chat ou videoconferência.

De facto, há cada vez mais aplicações informáticas para tal. Assistimos, portanto, a uma transformação digital cada vez mais acelerada. As pessoas estão, cada vez mais, a usar as tecnologias de informação e comunicação de uma forma natural.

E, diz a OPP, os psicólogos só têm que manter os mesmos níveis éticos a que são obrigados numa intervenção psicológica presencial.  De facto, o grande princípio orientador da intervenção à distância deve ser a preocupação em manter o mesmo nível de qualidade do serviço prestado pelo psicólogo numa relação presencial. Ou seja, o psicólogo deverá, pois, cumprir da mesma forma as normas do seu código deontológico.

Médicos e psicólogos recorrem cada vez mais à consulta online

Realmente, nos últimos anos, muita coisa mudou, inclusivamente ao nível das relações humanas. Com efeito, cada vez mais acedemos de uma forma online a diversos tipos de serviços.

Ora, a área da saúde não escapa a este movimento. Na verdade, cada vez há mais médicos e psicólogos a disponibilizarem serviços de consultas e sessões online. Portanto, se, em vez de uma consulta presencial, optar pelo formato online, poderá, naturalmente, fazê-lo a partir de qualquer local, dentro do país, ou no estrangeiro.

A sessão é síncrona, isto é, estará a comunicar em tempo real com o psicólogo. A duração da sessão é, por norma, de cerca de 50 minutos. Se quiser ter uma consulta por telefone, telemóvel, ou videoconferência, pode, talvez, preferir ligar-nos para o telemóvel 93 450 03 03. Assim, de viva voz, poderemos combinar os detalhes da sessão.

Se preferir que a consulta ocorra por email ou chat, pode, talvez, optar por nos enviar uma sms para o mesmo número ou um email para info@psicovias.pt .

Permite que mais pessoas, que vivem fora dos grandes centros urbanos, beneficiem deste apoio

Pode ficar com tranquilidade e confiança quanto à questão da sua privacidade e confidencialidade. De facto, orientamos o nosso trabalho pelos mesmos princípios éticos. Respeitamos as mesmas normas deontológicas e legais a que estamos vinculados quando fazemos uma intervenção face a face.

Em Psicologia, a consulta online é ainda uma modalidade recente de atendimento psicológico. Mas o recurso a uma sessão deste tipo, no âmbito do acompanhamento psicológico, é cada vez mais usual. De facto, pode permitir a muitas pessoas, que vivem fora dos grandes centros urbanos, beneficiarem deste apoio.

E não só: os portugueses que vivem no estrangeiro também beneficiam desta modalidade. Com efeito, aqueles que não são fluentes noutras línguas, podem ter uma consulta online com um psicólogo na sua língua materna.

Realmente, as diferenças culturais muitas vezes não deixam que se estabeleça o vínculo terapêutico. E este vínculo é muito necessário no apoio psicológico, na psicoterapia de apoio. Tal como o é numa sessão online de psicologia, ou numa consulta presencial de psicoterapia de apoio.

Efetivamente, há um número crescente de portugueses a procurarem um psicólogo na internet, a fazerem psicoterapia online, através de sessões online.

A maior parte dos países mais avançados economicamente já o fazem de uma forma corrente há algum tempo. É o caso, por exemplo, da Finlândia…

Mais vantagens na consulta on line

De facto, alguns estudos apontam para o facto de uma consulta online de psicologia ser tão eficaz, e às vezes até mais eficaz, que uma sessão presencial. Acresce ainda que, se optar pelo formato online beneficiará de uma redução no valor da consulta a pagar. De facto, não existem despesas relativas a instalações e serviços administrativos ou de receção…

As sessões a distância, on line, têm, do mesmo modo, a duração de cerca de 50 minutos. São, como já referimos, síncronas, isto é, estará do outro lado da linha um psicólogo em tempo real.De facto, aquilo que fazemos neste tipo de intervenção é o que se pode chamar uma orientação psicológica online, uma psicoterapia de apoio online. Podemos também chamar-lhe uma consulta de psicologia online, em que pode escolher o horário que melhor lhe convier.

Pode até incluir um horário noturno, se assim o desejar e tivermos disponibilidade para tal. No nosso caso, isso, por vezes, acontece. O horário será, pois, combinado mutuamente. Enquanto que na forma presencial não lhe é garantido um horário à sua escolha, na modalidade online podemos proporcionar-lhe horários mais abrangentes.

Portanto, se gosta de falar ao telefone, se gosta de escrever, se lida bem com o telefone, com o telemóvel ou com o computador, o apoio psicológico online pode ser a solução. Pode ser, de facto, até, a modalidade mais indicada para si.

Na verdade, há pessoas que, numa relação online, conseguem revelar mais de si. Isso talvez se deva à possibilidade de não existir contacto visual. Com efeito, a pessoa pode escolher usar apenas o telefone, a voz, sem imagem. Outra razão poderá ser apenas porque se sentem mais seguras neste contexto.

Uma intervenção mais económica

Em suma, o apoio psicológico online é uma orientação breve, mediada por computador, por telefone ou por smartphone. No nosso caso, usamos diferentes softwares. Privilegiamos, no entanto, o WhatsApp, o Skype da Microsoft, o Messenger do Facebook, o Hangouts da Google. Enfim, apenas porque talvez sejam as apps mais conhecidas e mais usadas atualmente.

Pode, assim, optar pelas videochamadas, por enviar mensagens de texto, imagens, mensagens de texto e voz, vídeos, ficheiros. Mas pode optar, simplesmente, por fazer ligações de voz, tal como já referimos.

O apoio psicológico online, por não haver, praticamente, despesas administrativas, tem também a vantagem de ser uma intervenção mais económica. Com efeito, pode fazer uso apenas de um telefone, ou de um telemóvel, estabelecendo-se uma conversação que até poderá não utilizar a Internet.

E o que acontece, tal como presencialmente, é uma conversação simultânea com um psicólogo. Nesta conversa poderá expor, talvez mais livremente, as suas queixas, os seus problemas, as suas temáticas…

Voltamos a enfatizar que não é de somenos importância o facto de haver estudos a apontarem para uma eficácia muito elevada. Em muitos casos, de facto, poderá ser até superior à de uma intervenção psicológica presencial.

Marque uma consulta online na PSICOVIAS!

Já referimos que há estudos que apontam, realmente, para mudanças mais rápidas nas pessoas que recorrem a esta modalidade do apoio psicológico online. Enfim, haverá vários fatores envolvidos, um dos quais, certamente, a distância física em que se encontram as pessoas. Com efeito, poderá contribuir para que se vá mais diretamente ao assunto fulcral das questões que lhe são mais difíceis.

Para além disso, é uma boa solução para quem vive fora dos grandes centros urbanos, sem poder consultar um psicólogo de forma presencial. De facto, nós estamos aqui, à distância de um mero telefonema, de um email ou de uma simples sms…

Ora, para que aconteça uma intervenção psicológica online, uma sessão online de psicologia, apenas precisaremos do seu consentimento informado. Se tiver menos de 18 anos, precisaremos, igualmente, de autorização por escrito de um responsável.

Na PSICOVIAS, esta modalidade tem uma redução no valor dos honorários praticados.

Marque, então, uma consulta online! Estaremos aqui para, juntos, percorrermos um caminho que leve a que a sua vida possa fluir de modo mais harmonioso e adaptativo. Estamos disponíveis para si através do nº 93 450 03 03.  Se preferir  pode enviar-nos um email para info@psicovias.pt .

 

A PSICOTERAPIA À DISTÂNCIA FUNCIONA MESMO?

× Marque consulta por WhatsApp aqui!