SINTO UM GRANDE VAZIO NA MINHA VIDA!

A dada altura das nossas vidas, sentimos um vazio, começamos a fazer um balanço, a interrogarmo-nos, a achar que, afinal, esta vida é muito curta, que não temos um “propósito de vida”…

1. Vazio existencial

Depende de pessoa para pessoa, mas, geralmente, é numa fase mais adulta que nos interrogamos sobre o sentido da vida. Nem toda a gente consegue responder a esta simples pergunta sem ter de pensar muito: qual é o meu propósito de vida? No seu caso, consegue responder rapidamente? Sabe qual é o seu propósito de vida? Sabe qual é o caminho a seguir? Sente falta de motivação para o percorrer? Sente um vazio existencial? Pode sentir, tal como muita gente que a sua vida está, realmente, sem sentido. Mas pode encontrar em si as motivações que vão dar um propósito à sua vida –  há até técnicas para isso. E com essas técnicas e metodologias pode acabar com esse seu vazio existencial, com esse sentimento de apatia. Um sentimento que pode não ter uma origem definida. Realmente, às vezes é difícil identificar os motivos para tal, outras vezes conseguem identificar-se várias origens…

2. “Sinto um vazio e não percebo porquê”

As origens podem estar em acontecimentos negativos marcantes, em perdas de entes queridos, por exemplo. De facto, esse tipo de acontecimentos pode levar a um vazio que pode perdurar no tempo, mas que acaba por se extinguir se tudo correr na “normalidade”…  Muitas vezes, a sensação de vazio aparece sem estar ligada a nada em especial. É quando a pessoa diz apenas: “Não vejo sentido nesta vida, o que é que eu ando a fazer aqui, qual é, afinal, o meu propósito de vida?” E a esta pessoa não falta, aparentemente, nada: tem uma boa profissão, ganha bem, tem uma família equilibrada, muitos amigos… Mas sente-se incompleta! É como que um vazio espiritual, como que uma falta de alma!..

3. Ultrapassar o vazio 

Podemos, no entanto, dar a volta a volta a esta situação. A vida é demasiado curta e, portanto, temos que dar passos para pôr termo a isto. Um desses passos pode ser marcar uma consulta para receber ajuda psicológica, na qual encontre o modo de se conhecer melhor a si próprio ou a si própria, na qual possa entender melhor o que sente, entender melhor as suas emoções. Na PSICOVIAS podemos criar condições para que aprofunde o seu autoconhecimento, para que fique a conhecer melhor a pessoa que é, para que fique a saber qual é o sentido que deve dar à sua existência, para que encontre o seu propósito de vida, a sua felicidade!

4. Definir um propósito de vida 

Por exemplo, para determinda pessoa, o seu propósito de vida poderá, simplemente, ser o mais feliz possível, para que essa sua felicidade possa contribuir para a felicidade da sua família, dos seus amigos, mas também de outras pessoas que não conheça tão bem, depois até para aqueles que não conheça mesmo… por ondas, até chegar a toda a humanidade… O seu propósito de vida pode ser parecido com este, pode ser diferente, mas terá um certamente…

Marque consulta

Se quiser descobri-lo, marque uma consulta! Estaremos aqui para, juntos, percorrermos um caminho que leve a que a sua vida possa fluir de modo mais harmonioso e feliz, para que não haja um vazio na sua existência. Estamos disponíveis para si, nos seguintes locais, datas e horas…

× Marque consulta por WhatsApp aqui!