Terapia EMDR online

Já terá ouvido falar de EMDR, e da terapia EMDR online?

Talvez saiba que EMDR significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing, ou seja, Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares. Poderá saber, eventualmente, que a OPP, Ordem dos Psicólogos Portugueses, reconhece o alto valor desta psicoterapia.

Antes de mais, saiba que, atestam-no os estudos científicos, o EMDR modifica redes neuronais. De facto, quanto apanhamos uma situação traumática, o nosso cérebro estabelece uma rede neuronal. E essa rede diz-nos que aquela situação é um trauma. Ora, por mais que lhe digamos que não, o nosso cérebro teima em nos dizer que aquilo é um trauma. Diz-nos que a situação associada é perigosa: "É um trauma, com certeza, porque eu tenho aqui uma rede neuronal que me diz que é…”.

Ora, o que EMDR vai fazer é mudar a rede neuronal que está mal instalada, introduzindo os conceitos de espaço e tempo. Ou seja, a rede neuronal anterior passa a ser outra porque passa a contar com estas novas duas noções de espaço e tempo. Deixamos, assim, de ver as coisas com a idade em que se passaram. Olhamos para as coisas como estando no passado, como tendo acontecido noutros contextos. E olhamos agora para elas à luz do que somos, realmente, no presente…

Também talvez saiba que é uma abordagem psicoterapêutica que utiliza a estimulação bilateral dos dois hemisférios cerebrais para tratar, além de traumas, fobias, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais. Mas sabe que é possível fazer EMDR online?

Sim, isso mesmo. Você pode beneficiar dessa terapia sem sair de casa. Há, realmente, terapeutas EMDR, que o fazem. E, para isso, basta que use um computador, uma câmara, um microfone e uma ligação à internet. Mas como funciona o EMDR online? Quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade? É o que vamos ver neste artigo.

O que é a terapia EMDR online?

Comece por saber um pouco da história do EMDR que, naturalmente, começou por se fazer apenas no formato presencial.

O EMDR começou por ser EMD. A sua autora e investigadora, a psicóloga americana Francine Shapiro inicialmente considerou que havia apenas uma dessensibilização das situações negativas, tal como acontecia na abordagem cognitivo comportamental, muito facilitada pela estimulação bilateral ocular.  Mas, depois, Francine Shapiro aprimorar o processo e viu que não acontecia só dessensibilização. Ou seja, não acontecia apenas uma lembrança traumática ficar menos incómoda, havia também um fenómenopsicológico a que chamou reprocessamento. Ou seja, a pessoa passava a dar outro significado à lembrança.  Não era apenas ficar menos incomodada, a pessoa dava mesmo outro sentido à experiência traumática pela qual tinha passado.

O EMDR online é, então agora, uma forma de realizar a terapia EMDR à distância, usando uma plataforma de videoconferência que permite ao terapeuta e ao cliente verem-se e ouvirem-se em tempo real, de forma síncrona.

Os terapeutas EMDR online orientam, como se estivessem em presença, os seus clientes a fazerem movimentos oculares, táteis ou auditivos, seguindo um padrão específico, enquanto os mesmos se concentram numa lembrança traumática ou perturbadora. O objetivo é que a pessoa possa processar essa lembrança de forma adaptativa, reduzindo a sua carga emocional e mudando a sua percepção sobre si mesmo e sobre o evento alvo.

O EMDR online segue os mesmos princípios do presencial?

Sim, segue os mesmos princípios e protocolos da modalidade presencial, e com o mesmo preço EMDR, sim... Mas, com certeza, há a fazer algumas adaptações técnicas e logísticas. Por exemplo, o terapeuta pode usar uma APP, uma aplicação, ou um site que vai gerir estímulos visuais ou auditivos para o paciente acompanhar à distância...

É claro que o terapeuta EMDR também deve garantir que o seu cliente esteja num ambiente seguro, confortável e livre de interrupções durante as sessões. Tenhamos bem presente: o EMDR atua no cérebro em determinadas partes específicas, conforme mostram os estudos científicos. Atua, por exemplo, no hipotálamo que é, por assim dizer, quem nos diz se a nossa vida é boa ou má. Atua na amígdala (do tamanho de uma noz) que nos permite identificar o perigo, que interpreta um desencadeador como perigo, que dá alertas, os quais a pessoa interpreta como verdadeiro perigo…

O EMDR atua também no giro do cíngulo, onde, por assium dizer, está tudo o que vivenciamos, no sistema límbico onde estão as nossas emoções, aprendizagens, memórias, instintos, impulsos básicos, tudo o que relaciona com a ira, o sexo, onde está, sobretudo, o sentimento… Atua no córtex pré-frontal onde está a corrente do nosso pensamento. E, de facto, convém realçar que é o pensamento que leva à lembrança, que leva à memória, que leva à emoção, e portanto, aos sentimento, sendo que depois tudo se vai traduzir em comportamento.

Há benefícios do EMDR online?

Sim, o EMDR online oferece vários benefícios para quem busca uma terapia eficaz e acessível. Alguns deles são:

- Comodidade da terapia EMDR online:

você pode fazer a terapia no conforto da sua casa, sem precisar se deslocar até o consultório do terapeuta. Isso economiza tempo, dinheiro, evita o stress do trânsito...

- Flexibilidade:

você pode escolher o horário que melhor se adapta à sua rotina e disponibilidade. Você também pode ter acesso a terapeutas EMDR de outras cidades ou países, ampliando, assim, as suas opções de escolha.

- Privacidade:

você pode sentir-se mais à vontade para falar sobre assuntos delicados ou íntimos, sem se preocupar com o julgamento ou a opinião de outras pessoas, isto porque você pode, assim evitar o constrangimento de encontrar alguém conhecido na sala de espera do consultório.

- Efetividade:

diversos estudos científicos têm demonstrado que a terapia EMDR online é tão eficaz quanto o EMDR presencial para tratar diversos problemas psicológicos. Alguns estudos até sugerem que o EMDR online pode ser mais eficaz em alguns casos, pois permite ao cliente estar mais relaxado e focado na terapia.

Cada vez há mais atendimentos com a terapia EMDR online em todo o mundo

Sim, de facto. "Reduza ansiedade com EMDR... Cure traumas com EMDR..., faça tratamento EMDR para depressão..." são frases que cada vez mais se vêm na Internet a oferecerem este tipo de terapia online. E tudo bem: o que é necessário é que o Código Deontológico dos Psicólogos se cumpra, que o grande princípio orientador de uma intervenção online seja o mesmo de uma intervenção presencial. Que se mantenha a qualidade dos serviços prestados e se verifiquem os mesmos níveis éticos que deverão verificar-se numa terapia face a face.

Os terapeutas EMDR devem, realmente, orientar o seu trabalho pelos mesmos princípios éticos e as mesmas normas deontológicas de uma terapia EMDR presencial. E, é claro, por princípios científicos rigorosos, por exemplo, tendo em conta que lembranças e memórias são diferentes.

De facto, os cientistas da neurobiologia dizem que as memórias não são pensamentos, mas sim “meras” substâncias químicas. Dizem até que para cada emoção há uma determinada substância química.  E dizem, igualmente, que, de facto, há diferenças entre lembrança e memória, sendo que uma lembrança é, digamos, o registo do facto, e a memória é a emoção desse facto.

Ora, parece que o cérebro não distinguirá uma lembrança de uma memória. Por exemplo, se um veterano de guerra se lembrar da guerra vai agir como se estivesse em guerra. O cérebro é, digamos, preguiçoso, usa as conexões que já estão estabelecidas. Se escrevemos com a mão direita e quisermos mudar para a mão esquerda, o cérebro não vai fazer imediatamente a nova conexão.

É preciso, pois, que haja treino. Ora é isso que o EMDR faz: treino para levar a novas conexões neuronais, para que consigamos mudar as nossas redes neuronais mal instaladas. E esse treino pode ser feito, com o mesmo rigor, na modalidade online.

Terapia EMDR para a diáspora

Nesta modalidade de psicoterapia o psicólogo está à frente de um computador e do outro lado está o seu paciente numa zona qualquer do mundo. Assim, a terapia online é uma modalidade especialmente indicada para os nossos emigrantes e para toda a comunidade lusófona.

De facto, antes apenas de um modo presencial é que era possível partilhar dificuldades mais íntimas, emoções mais perturbadoras. Mas agora pode-se fazer uma terapia EMDR breve e eficaz, na modalidade online com um psicólogo português e fazer todo o tratamento na própria língua materna.

As pessoas podem, realmente, estar onde quer que seja. Podem estar no estrangeiro a estudar, a trabalhar... E é possível fazê-lo, igualmente, com qualidade, com eficácia e eficiência, tal como o atestam alguns testemunhos de quem fez EMDR.

De facto, os terapeutas EMDR, cada vez mais facilmente, graças aos constantes avanços das tecnologias de comunicação online, promovem a saúde psicológica dos portugueses no estrangeiro. Podem estar emigrados em França, nos EUA, na Alemanha, na Suíça, no Luxemburgo, no Reino Unido, no Canadá, em Macau, etc., etc. Não importa...