Terapeutas EMDR

Quem são os terapeutas EMDR

Os terapeutas EMDR são profissionais de saúde mental que usam a terapia de dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares (EMDR, na sigla em inglês).

Fazem-no para tratar pessoas que sofrem de traumas, fobias, ansiedade e outros problemas psicológicos. Entre esses tratamentos para problemas emocionais diversos, pode-se destacar o tratamento EMDR para depressão.

Com efeito estes profissionais estão cientes de que a terapia EMDR se baseia na ideia de que memórias traumáticas podem causar uma perturbação no processamento da informação, levando a sintomas negativos, nomeadamente a uma muito baixa autoestima nos seus pacientes.

O objetivo dos terapeutas EMDR é, pois, ajudarem os seus pacientes a acederem, processarem e dessensibilizarem as suas memórias perturbadoras, e a substituirem as suas crenças negativas associadas por outras mais positivas e adaptativas.

Os terapeutas EMDR têm uma formação específica, apoiada por vários estudos científicos, e respetiva certificação, para poderem aplicar esta técnica de forma segura e eficaz - conheça a equipa de psicólogos e terapeutas da Psicovias.

Terapeutas EMDR, como encontrar e escolher o melhor?

Em Lisboa, Portugal, existem vários terapeutas qualificados e certificados em terapia EMDR devidamente registados no órgão oficial. Assim, para encontrar um terapeuta EMDR perto de si, pode consultar o site da Associação EMDR-Portugal. Esta é a única entidade oficial que regula a prática do EMDR no nosso país.

No site, atrás referido, pode, pois, encontrar o Diretório de Terapeutas EMDR. Estes são profissionais que podem ajudar as pessoas que sofrem de traumas, fobias, ansiedade, depressão, luto, entre outros problemas.

No mesmo portal pode verificar os diferentes níveis de formação, bem como os seus contactos e localização. Quanto ao preço EMDR, ou seja, quanto ao valor de cada sessão, não há tabelas fixas, devendo, pois, informar-se previamente dos valores praticados pelos diferentes terapeutas EMDR.

O que é que se pode esperar dos terapeutas EMDR?

Há diversos estudos que mostram que, recorrendo a terapeutas EMDR, as pessoas podem experimentar os benefícios de uma psicoterapia mais breve e eficaz.

A terapia EMDR é, de facto, uma abordagem psicoterapêutica que merece ser divulgada pela sua eficácia e pelos resultados rápidos que proporciona. Se procura uma forma de superar as suas dificuldades emocionais e melhorar a sua qualidade de vida, os terapeutas EMDR estão, com efeito, habilitados a fazê-lo.

EMDR é uma sigla que significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing, ou seja, Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares.

É, em resumo, uma psicoterapia que ajuda as pessoas a superarem o seu sofrimento emocional causado por experiências de vida perturbadoras. E talvez seja por isso,pois, que a frase "cure traumas com EMDR" apareça abundantemente na literatura associada a esta abordagem terapêutica de 3ª geração.

EMDR para a ansiedade generalizada

Já sabe, então, que o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma terapia que tem como objetivo ajudar as pessoas a superar traumas e outras experiências negativas. E também já sabe que a técnica envolve a estimulação bilateral do cérebro, que pode ser feita através de movimentos oculares, sons ou toques. Talvez também já tenha lido a frase “Reduza ansiedade com EMDR”...

De facto, a terapia EMDR tem sido utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo a ansiedade generalizada. De acordo com um estudo, todos os pacientes que participaram de uma investigação para avaliar a validade e a eficácia do EMDR em casos de ansiedade generalizada relataram no final do seu processo terapêutico uma redução significativa dos níveis de preocupação diários e dos seus níveis de ansiedade.

Portanto, se sofre de ansiedade generalizada, pode ser útil considerar a terapia EMDR como uma boa opção de tratamento. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente à terapia. E por isso é que é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde mental para determinar qual o tratamento mais adequado para si.

Os terapeutas EMDR têm preparação científica específica?

Sim, a terapia EMDR baseia-se no modelo de Processamento Adaptativo de Informação, que propõe que o cérebro tem uma capacidade natural de processar e integrar as informações traumáticas, levando a uma resolução adaptativa. Um terapeuta EMDR sabe que quando o sistema de processamento de informação é bloqueado ou desequilibrado pelo impacto de um evento perturbador, a ferida emocional instala-se. E pode causar intenso sofrimento. Mas sabe também que uma vez removido o bloqueio, a cura advém.

Os terapeutas EMDR são, de facto, apoiados por numerosas evidências científicas que demonstram a eficácia dessta terapia em diversas perturbações psicológicas. Com efeito, o EMDR tem uma grande "explicação bioneurológica":  há vários estudos, de facto, que explicam o que acontece no EMDR em termos neurobiológicos. O EMDR tem, por exemplo, em conta que cada hemisfério cerebral tem funções específicas, sendo que o direito está ligado mais às emoções e às artes e o esquerdo mais ligado à razão.

Ora, a pessoa ao fazer sessões de EMDR vai aumentar o volume da circulação sanguínea no cérebro, mais precisamente no córtex pré-frontal e no sistema límbico. O córtex pré-frontal está relacionada com o planeamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão da personalidade, tomadas de decisões e modulação de comportamento social.  E o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.

Os terapeutas EMDR têm muito em conta a neurociência

Têm que ter em conta, por exemplo, que o nosso córtex pré-frontal é, realmente, aquilo que nós somos. Que é graças a ele que podemos dizer que já não somos mais aquela criança que vivenciou de forma negativa determinada situação. Em que podemos dizer “Já não sou uma criança, há qualquer coisa que está a desencadear a minha ansiedade, mas eu já não estou lá como se fosse uma criança… ” Portanto, os terapeutas EMDR têm bem presente que a sua abordagem modifica o nosso córtex pré-frontal para não agirmos e sentirmos como uma criança ao recordarmos determinada situação que foi mais traumática…

De facto, os estudos apontam para a emoção não ter a noção de tempo. Ou seja, quando estamos apaixonados não temos a noção do tempo. E a emoção também não tem a noção de espaço. Portanto, assim, não há uma noção de tempo e espaço numa experiência traumática, que é carregada de intensa emoção. Por isso é que que alguém traumatizado na infância acha que pode tudo acontecer de novo em qualquer espaço e em qualquer tempo.

Saiba que a terapia EMDR utiliza um protocolo de três partes

Sim, os terapeutas EMDR usam esse protocolo. Uma parte em que os eventos passados que criaram as bases para a disfunção são processados. E vai ser isso que vai criar novas ligações associativas com informações adaptativas.

Outra parte em que as circunstâncias atuais que provocam ansiedade são o alvo. E em que os gatilhos internos e externos são dessensibilizados.

E outra parte ainda em que modelos imaginários de eventos futuros são incorporados. Tudo para ajudar o cliente a adquirir as competências necessárias para um funcionamento mais adaptativo através de uma terapia EMDR tendencialmente mais breve e eficaz.

Há terapeutas EMDR em Lisboa?

Sim, em Lisboa, Portugal, existem vários terapeutas qualificados e certificados em terapia EMDR. Estes podem ajudar as pessoas que sofrem de traumas, fobias, ansiedade, depressão, luto, entre outros problemas.

Para encontrar um terapeuta EMDR perto de si, pode consultar o site da Associação EMDR-Portugal, que é a única entidade oficial que regula a prática do EMDR em Portugal. Nesse site pode encontrar um Diretório de Terapeutas EMDR. É aqui que pode verificar os diferentes níveis de formação e supervisão desses profissionais. E também os seus contactos e localização.

Como é que os terapeutas EMDR trabalham? Como funciona a terapia?

Um questão pertinente: como funciona a terapia EMDR na prática? O que acontece numa sessão típica?

O EMDR pode ser levado a cabo de forma presencial. Mas também se faz com muito êxito a terapia EMDR online. Tanto numa modalidade como noutra, envolve oito fases: (1) história clínica e plano de tratamento; (2) preparação; (3) avaliação; (4) dessensibilização; (5) instalação; (6) verificação corporal; (7) fechamento; (8) reavaliação.

Em cada fase, o terapeuta segue um protocolo específico e utiliza técnicas adequadas para ajudar o seu cliente a processar as suas memórias traumáticas.

Uma das técnicas mais características da terapia EMDR é a estimulação bilateral. Esta consiste em movimentos oculares guiados pelo terapeuta. Mas também pode usar estímulos auditivos ou táteis alternados entre os dois hemisférios cerebrais.

Vai ser essa estimulação bilateral a ajudar a pessoa a aceder e a integrar as informações traumáticas armazenadas no cérebro. E isso vai facilitar o seu processamento adaptativo. A estimulação bilateral é aplicada durante as fases de dessensibilização, instalação e verificação corporal.

A terapia EMDR será que funciona mesmo?

Convém salientar antes de mais: a terapia EMDR é uma técnica terapêutica recente no tratamento psicológico, mas tem vindo a ser cada vez mais falada e difundida. Tem sido estudada em vários contextos clínicos e tem demonstrado ser eficaz no tratamento de uma variedade de problemas psicológicos, incluindo o stress pós-traumático (PTSD), ansiedade, depressão e fobias.

Mas, então, a terapia EMDR funciona? Funciona sem falhas? Questão muito pertinente… Sim, funciona, no entanto, é importante notar que o EMDR não é uma panaceia e pode não ser eficaz para todas as pessoas. Além disso, o EMDR deve ser administrado por um profissional qualificado e treinado em terapia EMDR.

Realmente, a terapia EMDR é uma técnica terapêutica recente que tem demonstrado ser eficaz no tratamento numa variedade bastante vasta de problemas psicológicos, mas convém sempre saber dosear as expetativas...

Os terapeutas EMDR também trabalham com crianças? E quanto à duração?

Sim, a terapia EMDR é adequada para pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.

A duração do tratamento varia conforme a complexidade do caso e os objetivos do cliente. Em alguns casos, podem ser necessárias apenas algumas sessões para obter resultados significativos. Em outros casos, no entanto, podem ser necessárias várias sessões.

Veja aqui alguns testemunhos de quem fez EMDR - depoimentos breves de quem abordou múltiplos traumas ou "apenas" problemas emocionais que várias pessoas de diferentes idades trouxeram para a sua terapia.